Zubeldía revela contar com ex-árbitro como consultor para entender regras do futebol
Desde que chegou ao São Paulo, Zubeldía se destacou por sua postura enérgica à beira do campo e pelas críticas à arbitragem.

São Paulo, SP, 28, (AFI) – O técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, revelou que mantém contato frequente com um ex-árbitro internacional para se atualizar sobre as regras do futebol. O treinador, que já recebeu diversos cartões amarelos no Brasil, acredita que esse suporte o ajuda a entender melhor as decisões dos juízes e a contestá-las com mais embasamento durante os jogos.
“Tenho um mentor, um árbitro internacional, um dos melhores, que já apitou Mundiais. Ele me ajuda à distância como um consultor de regulamentos”, afirmou Zubeldía.
O treinador argentino não revelou o nome do profissional, mas deixou claro que essa parceria já dura anos. Quando comandava a LDU, ele pediu orientações ao ex-árbitro antes da final da Sul-Americana de 2023, contra o Fortaleza. Foi assim que decidiu não realizar a sexta substituição na prorrogação, ao contrário do time adversário.
“Antes da final da Sul-Americana, pedi sugestões sobre situações que eu devia estar atento. Entrei muito concentrado nos 120 minutos. Um zagueiro deles se lesionou (Titi) e eles já tinham feito as seis substituições. Eu já fui para lá sabendo que tinha de cuidar das mudanças.”
RECLAMAÇÕES E CARTÕES
Desde que chegou ao São Paulo, Zubeldía se destacou por sua postura enérgica à beira do campo e pelas críticas à arbitragem. Em 14 jogos no Paulistão, ele recebeu cinco cartões amarelos e chegou a cumprir suspensão contra a Ponte Preta.
O técnico relembrou um episódio no Brasileirão do ano passado, quando reclamou de um gol do Atlético-MG contra o São Paulo, alegando que houve toque de mão de Paulinho na jogada.
“Eu sabia que não podia ser gol, era mão imediata. Quando sai um gol dessa forma, ele tem que ser anulado. Como conhecia o regulamento, reagi daquela forma. Mas o VAR não viu isso, não sei o que enxergaram.”
Outro lance polêmico citado foi o pênalti marcado para o Palmeiras na semifinal do Paulistão, quando Vitor Roque caiu após dividida com Arboleda. Desta vez, sem acesso às imagens no momento, Zubeldía preferiu não se manifestar com veemência.
Apesar do temperamento explosivo e das reclamações recorrentes, o treinador argentino segue reforçando sua preparação para lidar com a arbitragem e garantir que seu time esteja ciente das regras em campo. Para ele, conhecimento do regulamento pode ser um diferencial dentro de um jogo.