Paulistão: Zebra pode voltar a "passear" após nove anos
Último time do interior a vencer o Campeonato Paulista foi o Ituano, que venceu o Santos nos pênaltis em 2014, no Estádio do Pacaembu
Ao longo da história do Paulistão, algumas zebras passearam e desbancaram os grandes times nas decisões do estadual
São Paulo, SP, 22 (AFI) – Um dos motivos do futebol ser um esporte tão apaixonante é o fato de que o resultado final nem sempre é o esperado por todos. A história mesmo nos mostra que nem sempre o melhor ou o mais badalado vence um título.
Em São Paulo, o Água Santa tem a chance de fazer história e ganhar seu primeiro título do Paulistão, caso vença o Palmeiras, que para muitos é o melhor time do futebol brasileiro e da América do Sul nos últimos anos.
A última vez que um time do interior paulista venceu um time do grupo dos grandes na elite do futebol paulista foi o Ituano, que em 2014 desbancou o Santos no Pacaembú, na disputa de pênaltis, após vencer a primeira partida por 1 a 0 e perder pelo mesmo placar no jogo da volta.
Mas essa não foi a única vez em que isso aconteceu em São Paulo, Ao longo da história, outros resultados surpreenderam muito, não só no futebol paulista, mas também no Brasil inteiro.
INTER DE LIMEIRA CAMPEÃ DO PAULISTÃO DE 1986
Treinado pelo técnico Pepe, o Leão da Paulista venceu o Palmeiras na decisão do Campeonato Paulista daquiele ano. O Verdão não chegava à uma final do estadual há uma década, e tinha granmde expectativa de voltar a levantar o caneco.
Mas o time de Limeira venceu o Verdão na decisão, Na ida, um empate sem gols, e na volta, vitória pelo placar de 2 a 1, em pleno Morumbi, sendo assim se sagrando o primeiro campeão paulista do interior no estado de São Paulo.
BRAGANTINO CAMPEÃO PAULISTA DE 1990
Vanderlei Luxemburgo era o treinador do Massa Bruta, que enfrentou o Novorizontino, treinado por Nelsinho Baptista na final do Paulistão de 90. Por conta das campanhas das duas equipes, a final não foi considerada uma zebra, apesar de ser inédita.
Após dois empates, o Bragantino levou a melhor e se sagrou campeão do Paulistão pela primeira vez, o time fez uma melhor campanha e tinha a vantagem de jogar por dois resultados iguais. Foi a primeira final caipira da história do Campeonato Paulista.
SÃO CAETANO CAMPEÃO PAULISTÃO DE 2004
Esta foi a segunda final caipira da história do futebol de São Paulo. O Azulão vivia sua era de ouro no início dos anos 2000 e antes de chegar ao título do Paulistão, já tinha sido vice-campeão brasileiro em duas oportunidades (2000 e 2001) além de conquistar o vice-campeonato da Libertadores em 2002.
O seu adversário na final foi o Paulista de Jundiaí, treinado pelo técnico Zetti, e que eliminou o Palmeiras nas semifinais da competição. As duas partidas foirasm realizadas no Pacaembú e o time do ABC Paulista levou a melhor vencendo a primeira partida por 3 a 1 e a segunda por 2 a 0. O time era treinado por Muricy Ramalho que conquistou o primeiro Paulistão de sua carreira.
OUTRAS ZEBRAS HISTÓRICAS DOS ESTADUAIS PELO BRASIL
IPATINGA – CAMPEÃO MINEIRO DE 2005
O Ipatinga viveu grande fase no cenário mineiro e chegou a figurar na elite do futebol brasileiro em 2008. Em 2005, o time foi campeão mineiro. O time era treinado por Ney Franco e havia perdido somente uma partida em 11 jogos na primeira fase da competição.
Na final, o Tigre de Aço enfrentou o todo poderoso Cruzeiro, mas nem a grandeza do adversário impediu o Ipatinga de fazer história e após empatar em 1 a 1 no Ipatingão e vencer em pleno Mineirão pelo placar de 2 a 1.
CAXIAS – CAMPEÃO GAÚCHO DE 2000
Um time de tradição, mas que até a classificação para a final do campeonato estadual de 2000 não tinha nenhum destaque maior no cenário gaúcho. Era assim que o Caxias, treinado por Tite, chegava para final daquele estadual diante do Grêmio de Ronaldinho Gaúcho e treinado por Antônio Lopes.
Mas o time grená não se importou com a badalação do adversário e amassou o Tricolor Gaúcho no primeiro jogo da final, vencendo pelo placar de 3 a 0, gols de Gil Baiano, Márcio Han e Ivair, no jogo de ida no Estádio Centenário.
Na volta, o Grená do povo segurou um empate sem gols, em pleno Estádio Olímpico e faturou o Gauchão pela primeira vez em sua história.
COLO COLO – CAMPEÃO BAIANO DE 2006
O tim,e de Ilhéius conquistou seu primeiro e único título baiano de sua história ao vencer o Vitória-BA em pleno Barradão pelo placar de 4 a 2.
A conquista do Tigrão quebrou uma hegemonia de 37 anos de Bahia e Vitória no Campeonato Baiano. Vale lembrar que o jogo diante do Leão era válido pela final do segundo turno da competição, e como já havia vencido o primeiro turno, o Colo Colo se sagrou campeão baiano de forma antecipada.
SALGUEIRO – CAMPEÃO PERNAMBUCANO 2020
O título do Campeonato Pernambucano conquistado pelo Salgueiro foi simbólico pois foi a primeira vez que um time do interior do estado venceu a competição estadual.
O Carcará enfrentou o Santa Cruz na grande decisão após empates em 1 a 1 na ida e 0 a 0 na volta, a disputa foi decidida nas cobranças de pênalti, e mesmo fora de casa, o Salgueiro se sagrou campeão, em pleno Arruda em Recife.
O Portal Futebol Interior acompanha de perto a tudo o que de melhor acontece no futebol do Brasil e do mundo. No PLACAR AO VIVO você fica por dentro de todos os resultados da reta final do estaduais em tempo real.
Confira também:
- BAIANO: Grande final do estadual começa neste domingo (26)
- Pernambucano: Santa Cruz oficializa Felipe Conceição
- Paulistão: Red Bull Bragantino acerta detalhes para contratar Eduardo Sasha
- Mineiro: Boa Esporte anuncia Júnior Henrique, ex-Monte Azul
- Paulistão: Palmeiras busca primeiro título invicto após 50 anos