Série C: Ypiranga celebra 100 anos um dia após classificação à 2ª fase

O Canarinho venceu em sua despedida como mandante na primeira fase e enfim se classificou para o quadrangular, de forma antecipada

O Ypiranga fecha a primeira fase com um confronto de classificados diante do Athletic, fora de casa

Ypiranga
Canarinho celebra 100 anos classificado aos quadrangulares (Foto: Davi Rocha)

Erechim, RS, 19 (AFI) – No sábado (17), o Ypiranga venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0, pela 18ª rodada, no Colosso da Lagoa, e se garantiu na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. O presente para a torcida Canarinha aconteceu um dia antes do clube completar seu centenário, no domingo (18).

No dia 18 de agosto de 2024, o clube de Erechim completou exatos 100 anos de história, e agora busca feito inédito do acesso após a classificação à segunda fase da Série C, depois de ter batido na trave em 2015, terminando na quinta colocação.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Ypiranga
Ypiranga briga pelo acesso inédito (Foto: Davi Rocha)

YPIRANGA CLASSIFICADO

Com 31 pontos conquistados em 18 rodadas, o Ypiranga avançou aos quadrangulares ainda com uma rodada de antecedência, e vai disputar o acesso com Athletic, Botafogo-PB, Ferroviária, São Bernardo, Volta Redonda e dois clubes ainda não garantidos. Quatro clubes subirão à Série B.

Clube profissionalizado em 1965, quando já tinha 41 anos de história, o Canarinho foi cinco vezes campeão do Campeonato Gaúcho 2ª Divisão. O primeiro deles aconteceu em 1967, dois anos depois de se tornar um clube de futebol profissional. A última, em 2019, quando ascendeu à elite do estado, e desde então não desceu mais.

Em 2009, conquistou o título de Campeão do Interior, concedido ao melhor clube fora da capital – incluindo o São José -, desde que não finalista. O feito se repetiu em 2023, quando terminou semifinalista, depois do vice-campeonato de 2022.

Ypiranga
Lateral Gedeílson usa camisa 100 em homenagem ao Centenário (Foto: Comunicação | YFC)

2024 MÁGICO?

A temporada centenária não teve um início dos bons. No Campeonato Gaúcho, terminou em nono na fase de grupos e sequer avançou às quartas de final. Na Copa do Brasil, atingiu a terceira fase, eliminado pelo Athletico-PR.

O Canarinho ficou com o sentimento de que poderia ter ido mais longe, já que venceu em Erechim, por 2 a 1, mas por conta da paralisação do futebol no estado, só foi jogar 70 dias depois, e acabou ficando de fora após derrota por 3 a 0 em Curitiba. De qualquer forma, igualou a melhor campanha da história do clube, já que em 2016 também parou na terceira etapa.

Apesar das eliminações, o Ypiranga pode fazer história no segundo semestre. Classificado aos quadrangulares, a oportunidade é de um acesso inédito para a Série B. Antes de dar a largada na segunda fase, ainda cumpre tabela no final de semana.

Na Arena Sicredi, em São João del-Rei, o Canário Verde e Amarelo vai visitar o Athletic, no sábado (24), às 17h, pela 19ª rodada da primeira fase. A dupla já está classificada e apenas disputa posição dentro do G-8.

Confira também: