Votuporanguense x Monte Azul - Quem larga na frente na final da Copa Paulista?
A bola rola às 15h, na Arena Plínio Marin em Votuporanga, pelo confronto de ida da decisão
Chegou a hora da verdade na Copa Paulista. Depois de três meses de competição, a grande final se inicia neste sábado para Votuporanguense e Monte Azul
Votuporanga, SP, 04 (AFI) – Chegou a hora da verdade na Copa Paulista. Depois de três meses de competição, a grande final se inicia neste sábado para Votuporanguense e Monte Azul. A bola rola às 15h, na Arena Plínio Marin em Votuporanga, pelo confronto de ida da decisão.
O jogo de volta será disputado no outro sábado, dia 12, com mando do Monte Azul, que depende ainda da liberação do seu estádio por parte da Federação Paulista de Futebol (FPF). Não existe vantagem na final e o campeão será definido pelo placar agregado. Em caso de igualdade no saldo após os dois jogos, o título será definido nas cobranças de pênaltis.
A competição deste ano reuniu 26 clubes e teve como grande atrativo suas vagas no calendário nacional. O campeão pode escolher uma vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro. A vaga restante fica com o vice-campeão.
A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
COMO CHEGARAM À FINAL?
Na fase anterior, a Pantera buscou a virada contra a Portuguesa depois de ser derrotada por 1 a 0 no Canindé. Diante do seu torcedor, o CAV voltou a mostrar força como mandante e venceu por 2 a 0 com gols de Nando e Danilo Mariotto. O Alvinegro vai em busca da segunda conquista em 2024, pois o time sagrou-se campeão da Série A3 do Paulistão no início do ano, além de sonhar com o bicampeonato da Copa Paulista, tendo levantado a taça em 2018.
Já o Azulão começou a semifinal empatando sem gols com o União São João em Araras, mas na volta em Araraquara, o clube fez história. Vitória por 2 a 1 com tentos de Vitinho e Pingo e vaga inédita na final assegurada. Com a classificação, o Monte Azul garantiu participação em uma competição nacional pela primeira vez.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
VOTUPORANGUENSE PODE TER MEXIDAS NO ATAQUE
O técnico Rogério Corrêa terá duas ausências certas e algumas dúvidas para escalar a equipe titular. Ao apito final do jogo de volta da semifinal, uma confusão generalizada entre atletas do CAV e da Portuguesa se instaurou no gramado. No meio do ‘empurra empurra’, o goleiro Gabriel Barbato e o lateral-esquerdo Reinaldo foram expulsos.
O arqueiro é o reserva do capitão João Paulo, porém, o ala disputou nove jogos na competição e poderia ser uma alternativa para este confronto. Sem Reinaldo, Frank será titular mais uma vez pela lateral-esquerda.
Ao longo de toda a Copa Paulista, prever o ataque titular da Votuporanguense se tornou tarefa complicada devido à alta rotatividade no setor, e para a final, não será diferente. Wendel, Vinícius Bala, Nando e Danilo Mariotto, recuperado de lesão, podem formar o quarteto inicial. John Egito e Orlando Júnior são outros dois nomes que podem pintar entre os 11.
Desta forma, a Votuporanguense poderá ir à campo na primeira final com: João Paulo; Luizão (Vinícius Baracioli), Amorim, Léo Paraíso, Frank; Jonatas Paulista, Wendel, Bady; Nando, Danilo Mariotto (Orlando Júnior) e Vinícius Bala (John Egito).
“Como se inverteram os mandos, então o primeiro jogo vai ser em casa, o segundo fora. Agora nós temos que buscar ter um resultado, uma vantagem para o jogo de volta. O time do Monte Azul é um time muito bom, um time bem treinado, temos que ter muito respeito”, analisou o técnico da Votuporanguense.
MONTE AZUL PERDE ARTILHEIRO, MAS GANHA REFORÇOS
Pelo lado Azul e Branco, o técnico Alemão terá que superar uma ausência para lá de importante. O meia Vitinho, titular absoluto do Azulão, autor de três gols na fase de mata-mata, não poderá jogar contra o CAV no confronto de ida. Contra o União São João na semana passada, o camisa 7 levou o terceiro amarelo na etapa eliminatória do torneio, e cumprirá suspensão. Para ocupar a vaga no meio de campo, Wesley Pinheiro, de 24 anos, e Pet, de 21, disputam a oportunidade de sair jogando.
Apesar da perda significativa no meio de campo, o Monte Azul terá duas boas notícias. O zagueiro Thiago Silva voltará a formar dupla ao lado do capitão Lucas Cezane, depois de ter ficado de fora na decisão da semifinal, também devido à suspensão. Contra o União, o meia Pedrinho, camisa 10 do Azulão, foi mais um que esteve de fora, pagando uma punição. Para esta partida, deverá voltar à armação titular do AMA.
Com mudanças, o Monte Azul pode ir à campo contra a Votuporanguense com: Zanella; Caio Felipe, Lucas Cezane, Thiago Silva, Pedro; Pingo, Matheus Santana, Pedrinho, Wesley Pinheiro (Pet); Rian e Gui Sales.
“A ansiedade está a mil. E eu tenho certeza que vai ser um confronto muito disputado. A Votuporanguense é uma equipe muito qualificada. Vamos procurar fazer o nosso melhor e entrar pra história do clube e da cidade”, projetou Alemão.
HISTÓRICO DO CONFRONTO E PREMIAÇÃO
Votuporanguense e Monte Azul se enfrentaram apenas duas vezes na história. A primeira foi em 2016 pela Série A2 do Paulistão. Fora de casa, o CAV venceu por 2 a 0. Mas em 2020, pelo mesmo campeonato, o Azulão deu o troco e venceu por 3 a 1 na Arena Plínio Marin, palco do jogo deste sábado.
Por chegarem à final, ambos conquistaram uma vaga em uma competição nacional em 2025. O campeão poderá escolher entre Série D ou Copa do Brasil, com a opção remanescente ficando com o vice. Porém, os dois lados indicam que a escolha será pelo campeonato brasileiro. Ou seja, a briga não será apenas pelo troféu.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- Ida (1ª)
- Data:
- 05/10/2024
- Horário:
- 15:00
- Árbitro:
- Murilo Tarrega Victor
- Assistentes:
- Miguel Cataneo Ribeiro da Costa Henrique Perinelli Oliveira
- VAR:
- Daiane Muniz dos Santos
- Estádio:
- Arena Plínio Marin
- Local:
- Votuporanga