Vitória 1 x 0 Chapecoense - Leão marca no fim e conquista título simbólico do 1º turno
Com gol de Léo Gamalho, aos 42 minutos da segunda etapa, o Vitória terminou o primeiro turno na liderança isolada
Ei você aí começa fazer festa que o Vitória vai subir.
Salvador, BA, 24 (AFI) – Ei você aí começa fazer festa que o Vitória vai subir. Foi o cântico dos torcedores do Leão após uma vitória emocionante contra a Chapecoense que fez o time conquistar o título simbólico do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, o time nordestino venceu os catarinenses por 1 a 0, com gol de Léo Gamalho, aos 42 minutos da segunda etapa, no Barradão, pela 19ª rodada da competição.
Com o resultado, o Vitória terminou a primeira página da Série B na ponta, com 37 pontos. O título simbólico é um grande passo para o clube conquistar o acesso à elite nacional, onde não frequenta desde 2018. Já a Chapecoense, segue na zona de rebaixamento, em 17º, com 18 pontos.
NA TRAVE
A primeira etapa foi movimentada no Barradão. As duas equipes iniciaram se estudando bastante, priorizando mais a posse da bola. O Vitória tinha mais o controle da partida, chegava em jogadoras de linhas de fundo e em cobrança de escanteio, uma arma da equipe na Série B. Já a Chapecoense era mais defensiva, mas quando subia ao ataque era efetiva e chegava com mais perigo.
O Vitória não conseguia se impor no ataque e teve um baque, quando perdeu o atacante e capitão Osvaldo por lesão. Emoção mesmo ficou para a reta final. Felipe Albuquerque pegou o rebote e mandou na trave esquerda do goleiro Lucas Arcanjo. O Vitória respondeu com outra bola na trave. Yan Souto recebeu na ponta direita e mandou uma bomba na baliza. Airton ainda defendeu a bola.
COM EMOÇÃO
No segundo tempo, o Vitória voltou mais concentrado e por pouco Léo Gamalho não marca um golaço de bicicleta, defendido por Airton. O lance animou os donos da casa, que começaram a se impor ofensivamente. Rodrigo Andrade ergueu a bola na área e Yan Souto desperdiçou grande chance, cabeceando por cima do gol. A Chapecoense seguiu priorizando a marcação e não conseguiu explorar os espaços como na primeira etapa.
O Vitória seguiu pressionando o adversário no campo de ataque, mas pecou no último passe e em cruzamento que não deram em nada. Já a Chapecoense teve a chance de ouro aos 40 minutos, com Bruno Nazário. O atacante aproveitou a falha da defesa mandante, driblou o goleiro, mas isolou a bola. E já diria o jargão futebolístico: quem não faz? toma. Aos 42, Railan cruzou na medida e Léo Gamalho cabeceou para o fundo das redes, para decretar o título simbólico do Vitória no primeiro turno.
AGENDA
Iniciando o returno, o Vitória volta a campo no domingo, às 18h00, contra a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Já a Chapecoense atua um dia antes, no sábado, às 11h00, quando recebe o Mirassol, na Arena Condá, em Chapecó (SC).
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 19ª rodada
- Data:
- 24/07/2023
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistentes:
- Renan Aguiar da Costa (CE) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
- VAR:
- Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
- Cartões Amarelos:
- Vitória: Camutanga, Yan Souto e Léo Gamalho
- Chapecoense: Rodrigo Freitas, Marcinho e Cristiano
- GOLS:
- Vitória: Léo Gamalho 42’/2T
- Público:
- 24.189 (22.967 pagantes)
- Renda:
- R$ 550.493,00
- Estádio:
- Barradão
- Local:
- Salvador (BA)