Paulista A4: Viola acredita que 'Deus entrou em ação' na virada do Vocem
Técnico comentou a remontada com três gols nos acréscimos que garantiu a primeira vitória da temporada
Acompanhe o Paulistão A4 Sicredi de 2024 online e em tempo real através do aplicativo Placar FI, disponível para Android e IOS
Por Eduardo Tolentino
Assis, SP, 13 (AFI) – Depois da virada histórica do Vocem no último domingo, 11, sobre o Nacional, com três gols marcados nos acréscimos, o técnico Marcus Viola tentou explicar o que aconteceu no Estádio Tonicão. O comandante revelou ao Portal Futebol Interior que acredita numa ‘interferência divina’, responsável por capacitar o time rumo ao resultado.
“Eu acredito que foi Deus que fez com que a gente virasse esse jogo, nos dando sabedoria, inteligência e não deixando o time desistir em momento algum da partida, mesmo com placar adverso. Ele [Deus] resolveu entrar em ação na última bola do jogo e colocou o gol do Pedro Henrique. Então, acho que tem que colocar isso na conta de Deus porque, com as circunstâncias, ninguém mais acreditava, tinha torcedor indo embora”, disse Viola.
A VIRADA
O time perdia por 3 a 1 até os 45 minutos da etapa final, quando Bruno Henrique diminuiu a vantagem de cabeça. Quatro minutos depois, aos 49, em novo levantamento pelo lado esquerdo do ataque, a defesa do Nacional se atrapalhou na hora de afastar e acabou ajeitando a bola para Alex Cícero, próximo à marca do pênalti. Sem hesitar, ele pegou de primeira e empatou.
Com o emocional todo a favor dos mandantes, logo no minuto seguinte, a história foi escrita. Pedro Henrique foi acionado na intermediária de ataque em cobrança de lateral, esperou o quique da bola e acertou um chute de rara felicidade, que caiu “como um meteoro” e encobriu o goleiro Maurício. Vocem 4 a 3, primeira vitória da equipe na temporada.
PRESIDENTE FICOU ENCANTADO
O presidente do clube, Lauro Valim, também se mostrou encantado com a virada. “Foi um resultado histórico, vai ficar pra sempre na memória dos assisenses. Começamos muito bem até 20 minutos do primeiro tempo, e poderíamos ter matado jogo. Depois o time sumiu, desapareceu, deu um branco geral! No 2º tempo começamos até bem, nos primeiros 10 minutos, mas caiu muito e tomamos dois gols. Poderíamos ter tomado até mais. Aí, inesperadamente, veio a reação. Em seis minutos, algo incrível. Nunca tinha visto! Foi com certeza pra testar meu coração e de muitos”, conta.
GANHANDO CONFIANÇA
A vitória colocou o Vocem no G8, zona de classificação para a fase de mata-mata do Paulistão A4 Sicredi. Somando o triunfo aos dois empates, são cinco pontos na conta. Viola falou sobre a importância de vencer e ganhar confiança para a sequência do campeonato.
“Nós estávamos precisando de uma vitória, né? Estávamos com essa ansiedade, digamos assim, de vencer um jogo. E querendo ou não, já faz três jogos que a gente não perde, isso é importante. Ganhar dentro de casa é sempre importante também, acho que vai dar uma confiança muito boa para que a gente possa enfrentar a sequência da competição, sendo que já temos dois jogos fora de casa, dificílimos novamente. Mas foi muito bom, todas as circunstâncias dos jogos acabaram sendo boas para que esses atletas continuassem acreditando, para que eles possam elevar o nível de confiança e também o nível de concentração, porque como foi para a gente dessa vez, o jogo só acaba quando o juiz apita. Acho que agora a equipe vai conseguir dar uma aliviada e tirar um pouco a tensão que se tinha de ganhar um jogo, para continuar crescendo e naturalmente evoluindo durante a competição”, analisou o treinador.
BUSCANDO O EQUILÍBRIO
“Acredito que seja um processo natural esse equilíbrio da equipe. Não fomos tão bem na primeira rodada, e na segunda já tivemos um equilíbrio defensivo muito bom. Na terceira conseguimos equilibrar as duas partes do jogo, ofensiva e defensiva, defendendo bem e criando bastante chance de gols. Nessa quarta rodada, contra o Nacional, a gente perdeu um pouquinho do equilíbrio em alguns momentos do jogo, mas acredito que isso é natural, devido à idade dos meninos. E os experientes ajudam nessa situação. Mas é aproveitar essa semana agora, que vai nos dar uma condição de trabalhar aquilo que a gente, porventura, não fez tão bem nessas quatro rodadas, e potencializar aquilo que a gente fez de bom, para tentar achar esse equilíbrio necessário e atingir uma pontuação segura de classificação”, completou.
PRÓXIMO JOGO DO VOCEM
O Vocem volta a campo no próximo sábado, 17, contra o União Barbarense em Santa Bárbara D’Oeste, pela 5ª rodada do estadual. A partida será acompanhada em tempo real pelo aplicativo Placar FI, disponível para download nas plataformas Android e IOS.