Vinícius Júnior: estrela do Real Madrid tem grande temporada

São 21 jogos, com 12 gols e cinco assistências

Jogador é um dos principais nomes da equipe espanhola

Vinicius Junior La Liga Espanhol Real Madrid
Vinicius Júnior com a camisa do Real Madrid - Foto: Twitter oficial do Real Madrid

Campinas, SP, 27 (AFI) – O atacante brasileiro Vinícius Júnior tem sido uma das principais estrelas do Real Madrid na temporada. O habilidoso jogador de 21 anos já tem 15 gols e 10 assistências em 29 jogos em todas as competições pelo clube da capital espanhola na temporada, sendo um dos responsáveis por transformar a equipe em uma das queridinhas das casas de apostas de todo o planeta.
A evolução de Vinícius é inegável. Para efeito de comparação, o jogador revelado pelo Flamengo anotou três gols e cinco assistências em 35 jogos do Campeonato Espanhol na temporada passada. Na campanha atual, os números saltam para 12 gols e cinco assistências em apenas 21 jogos no mesmo torneio até aqui. Os dados são de 19 de janeiro.

A contribuição do brasileiro é sentida também na Champions League, o maior torneio de clubes do mundo. São dois gols e cinco assistências em seis jogos, participações diretas que ajudaram o Real Madrid a se classificar em primeiro no grupo D, que também contava com a Inter de Milão, da Itália, o Sheriff, da Moldávia, e o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.
Na Supercopa da Espanha, competição na qual o Real Madrid garantiu o primeiro título da temporada 2021-2022, Vinícius também foi fundamental. O brasileiro marcou um dos gols da vitória por 3×2 sobre o rival Barcelona, recebendo belo passe do francês Karim Benzema, um dos ídolos do clube merengue. Na final, contra o Athletic Bilbao, o Real venceu por 2×0.
Quem ergueu o troféu na ocasião foi outro brasileiro. O lateral esquerdo Marcelo se tornou o primeiro jogador do País a ter a honra de capitanear o Real Madrid em jogo de título e levantar a taça. Foi a vigésima terceira conquista de Marcelo com a camisa do clube da capital espanhola, empatando com Paco Gento como o jogador a mais vezes comemorar títulos com a camisa do clube.

GRANDE VITÓRIA À VISTA

Favorito a conquistar o Campeonato Espanhol da atual temporada, o Real Madrid é líder do torneio após 21 jogos com 49 pontos. O Sevilla aparece em segundo com quatro pontos a menos. O Real Betis, com 37 pontos, e o atual campeão, o Atlético de Madrid, com 33 pontos,
completam as quatro primeiras colocações.

O bom futebol apresentado pelo Real também o qualifica como um dos candidatos ao título europeu, e as contribuições de Vinícius Júnior passam por isso. A velocidade do jogador em jogadas de contra-ataque e sua habilidade natural para encontrar um drible e tirar uma jogada da cartola são essenciais no esquema do time espanhol, que reencontrou seu caminho com o retorno do treinador italiano Carlo Ancelotti.
Nas oitavas-de-final da Champions League, porém, o desafio será grande. O adversário será nada menos do que o badalado Paris Saint-Germain, da França, que conta com Neymar, Lionel Messi e Kylian Mbappé. O primeiro jogo acontece na capital francesa em 15 de fevereiro. A partida de volta, em Madrid, tem data para 9 de março.

ESPERANÇA PARA O HEXA?

O ótimo ano e a clara evolução de Vinícius Júnior animam o torcedor brasileiro para a Copa do Mundo de 2022, a ser disputada no Catar em novembro e dezembro. O jogador ainda não é titular e nem fundamental para o treinador Tite, mas a tendência é que o papel do atacante
cresça até o mundial.
Ainda que a concorrência com nomes como os também jovens e talentosos Raphinha, do Leeds, da Inglaterra, Antony, do Ajax, da Holanda, e Rodrygo, companheiro de Vinícius no Real Madrid, é impensável mensurar uma convocação para a Copa do Mundo que não tenha o jogador de 21 anos entre os 23 nomes selecionados para o torneio.
Aos poucos, Vinícius Júnior se transforma no jogador que muitos acreditavam que o jovem se tornaria quando fechou com o Real Madrid em 23 de maio de 2017, num contrato que só se tornaria efetivo em 12 de julho do ano seguinte, quando o jogador completasse 18 anos.
Se, em tão pouco tempo, sua evolução o fez passar de um jogador que integrava a equipe sub-20 do Real Madrid para uma peça muito importante do elenco profissional, os mais de 10 anos restantes na carreira do brasileiro podem reservar grandes conquistas. Continuando a crescer como futebolista, não é exagero pensar que Vinícius Júnior pode, no futuro, ser eleito o melhor jogador do mundo e levar seu time e sua seleção aos títulos mais importantes do mundo do futebol.

Confira também: