Vini Jr após perder Bola de Ouro: 'Eles não estão preparados'
"Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados."
Espanhol Rodri foi eleito o melhor do mundo
Campinas, SP, 28 (AFI) – Depois de ficar na segunda posição do prêmio Bola de Ouro e perder o posto de melhor do mundo para Rodri, o brasileiro Vini Jr se manifestou nas redes sociais e disse que vai fazer “10 vezes” se for preciso. Ele também afirmou que o mundo do futebol não está preparado. Fazendo referência aos supostos motivos de falta de fair play, alegados para a derrota do atacante do Real Madrid.
O clube espanhol recebeu na manhã desta segunda a notícia de que Vini Jr poderia não vencer e resolveu boicotar a cerimônia, cancelando o voo que sairia da Espanha em direção a Paris com uma comitiva de 50 pessoas. Dessa forma, nenhum membro do Real Madrid esteve presente na premiação.
Outras personalidades e entidades do esporte também se manifestaram em apoio a Vini Jr. O Flamengo, clube que revelou o jogador, fez uma alusão à história do Rei Arthur para afirmar que ele é o melhor do mundo. Lucas Paquetá e Camavinga também mostraram solidariedade a Vini Jr.
Apesar da expectativa em torno do brasileiro, o prêmio ficou com o espanhol Rodri, que atua no Manchester City. Vini Jr ficou em segundo e, em terceiro, Jude Bellingham, companheiro do brasileiro no Real Madrid.
Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.
— Vini Jr. (@vinijr) October 28, 2024
BOICOTE DO REAL MADRID,
QUE LEVA TROFÉU E CAUSA CLIMÃO
Inconformado, o Real Madrid decidiu organizar um boicote e não mandou nenhum jogador ao evento. Segundo o jornal Marca, o clube mandaria um avião com 50 pessoas à cerimônia, mas cancelou o voo quando a aeronave já estava na pista do aeroporto de Barajas, em Madri.
O técnico Carlo Ancelotti e oito atletas do time espanhol além de Vini – Arda Güler, Andreï Lounine, Jude Bellingham, Federico Valverde, Toni Kroos, Dani Carvajal, Kylian Mbappé e Antonio Rüdiger – concorreram à premiação e decidiram não ir à cerimônia.
Campeão espanhol, da Liga dos Campeões e da Supercopa, o Real Madrid ganhou na categoria melhor clube masculino. Sem representante para receber o troféu, criou-se um clima constrangedor no evento. O mesmo aconteceu quando Carlo Ancelotti, pentacampeão da Liga dos Campeões, foi eleito o melhor treinador.
O clube também resolveu cancelar a transmissão que faria sobre a premiação em seu canal oficial, a RMTV. “A Bola de Ouro deixa de existir para nós”, afirmou o Real, explicou a recusa coletiva de ir à cerimônia em Paris. “Se os critérios de premiação não designam Vinicius como vencedor, esses mesmos critérios deveriam designar Carvajal como vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro da UEFA não respeita o Real Madrid.”
Criado em 1956, o prêmio foi entregue pela 66ª vez. A honraria foi concedida de forma independente entre 1956 e 2009 e novamente a partir de 2016, após fim da parceria de seis anos com a Fifa, que, posteriormente, com o fim da fusão, criou o The Best.
Hoje aposentado, Kaká foi o mais recente brasileiro condecorado ao ganhar o troféu em 2007, quando atuava pelo Milan. Além dele, levaram o prêmio Ronaldo (1997 e 2002), Rivaldo (1999) e Ronaldinho Gaúcho (2005). Quem mais se aproximou de ganhar o prêmio, desde então, foi o hoje astro do Al-Hilal Neymar, terceiro colocado em 2015 e 2017.
________________________________________________________
OS MELHORES JOGADORES DO MUNDO,
SEGUNDO A BOLA DE OURO:
Rodri (Manchester City)
Vinicius Junior (Real Madrid)
Jude Bellingham (Real Madrid)
Dani Carvajal (Real Madrid)
Erling Haaland (Manchester City)
Kylian Mbappé (PSG/Real Madrid)
Lautaro Martinez (Inter de Milão)
Lamine Yamal (Barcelona)
Toni Kroos (Real Madrid)
Harry Kane (Bayern de Munique)
Phil Foden (Manchester City)
Florian Writz (Bayer Leverkusen)
Dani Olmo (RB Leipzig/Barcelona)
Ademola Lookman (Atalanta)
Nico Williams (Athletic Bilbao)
Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)
Federico Valverde (Real Madrid)
Emiliano Martínez (Aston Villa)
Martin Odegaard (Arsenal)
Hakan Çallanoglu (Inter de Milão)
Bukayo Saka (Arsenal)
Antonio Rudger (Real Madrid)
Rubén Dias (Manchester City)
William Saliba (Arsenal)
Cole Palmer (Manchester City/Chelsea)
Declan Rice (Arsenal)
Vitinha (PSG)
Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)
Mats Hummels (Borussia Dortmund/Roma)
Artem Dovbyk (Girona/Roma)
___________________________________________
VEJA TODOS OS PREMIADOS:
Troféu Kopa – Melhor jogador sub-21: Lamine Yamal
Melhor clube feminino: Barcelona
Melhor clube: Real Madrid
Troféu Gerd Müller – Maior goleador: Harry Kane e Kylian Mbappé
Troféu Yashin – Melhor goleiro: Dibu Martínez
Prêmio Sócrates – dedicado a ações sociais: Jennifer Hermoso
Melhor técnico (a) de time feminino: Emma Hayes
Melhor técnico: Carlo Ancelotti
Melhor jogadora: Aitana Bonmati
Melhor jogador: Rodri