Vini Jr recebe Prêmio Sócrates e faz discurso antirracista
"É improvável alguém que saiu da favela chegar onde cheguei. É um sonho muito especial para mm estar aqui com todos vocês" disse o jogador
Vini Jr um projeto voltado à educação de jovens por meio do esporte, fundado em 2020.
![Vini Jr recebe Prêmio Sócrates e faz discurso antirracista 1 vini jr](https://images.futebolinterior.com.br/2023/10/vini-jr.jpg)
São Paulo, SP, 30 – Vini Jr oi agraciado durante a cerimônia da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, com o Prêmio Sócrates, nomeado dessa forma em homenagem ao ídolo corintiano e da seleção brasileira, conhecido por seu engajamento e ativismo político. O troféu foi entregue ao atacante brasileiro como reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade pelo Instituto Vini Jr., um projeto voltado à educação de jovens por meio do esporte, fundado em 2020.
FALA, VINI JR!
“Estou muito feliz de receber este prêmio, de poder ajudar tantas crianças. É improvável alguém que saiu da favela chegar onde cheguei. É um sonho muito especial para mm estar aqui com todos vocês”, celebrou Vini Jr ao receber o prêmio.
O Instituto tem parceria com escolas públicas e oferece um programa de capacitação docente focado em práticas pedagógicas antirracistas, luta da qual o atacante do Real Madrid se tornou um símbolo. Ao longo das últimas temporadas, ele adotou uma postura combativa após sofrer inúmeros ataques racistas de torcedores rivais em estádios espanhóis.
![Vini Jr recebe Prêmio Sócrates e faz discurso antirracista 2 vini jr](https://images.futebolinterior.com.br/2023/10/vini-jr.jpg)
Com os prêmios em mãos, Vini Jr foi elogiado pelo lendário ex-atacante Didier Drogba, mestre de cerimônia da premiação. Exaltado pelo marfinense justamente em razão de sua luta contra o racismo, o brasileiro falou que está cansado de falar sobre o tema, mas que entende que não pode abandonar a pauta.
“Estou preparado para sempre poder falar quando for necessário. Eu vim lutar elas crianças, espero que todos os jogadores possam nos ajudar. É muito triste eu ter que falar sempre sobre o racismo. Eu gosto de falar sobre futebol, é muito triste, mas quero pedir a força para seguir na luta. Que as crianças que venham a seguir, sofram menos”, afirmou.
Em seguida, Drogba reforçou seu apoio ao jogador e pediu punições mais severas para atos racistas. “Estamos com você. A gente espera uma solução há muito tempo. Esperamos ações dos governos para acabar com o racismo não só no futebol, mas na sociedade”.
Com Vini Jr. ainda no palco, a organização do evento ainda exibiu uma homenagem conjunta a três lendas do futebol que morreram recentemente: o Rei Pelé, o britânico Bobby Charlton e o espanhol Luis Suárez. “Falar de Pelé é uma honra para mim. Para mim e outros brasileiros, ele é um Deus. Ele colocou o nosso país em outro patamar. O seu legado é inenarrável”, disse o vencedor do Prêmio Sócrates.
Confira também:
- ESPANHOL: Villarreal vence fora de casa e respira contra o Z-3
- Espanhol: Vini Jr. é vítima de racismo mais uma vez, em jogo do Real Madrid contra Barcelona
- Barcelona x Real Madrid: Romário relembra passagem pela Espanha e revela detalhes do clássico
- Membro da diretoria do Barcelona ataca Vini Jr. nas redes: 'Merece um tapa por ser palhaço'