Vila Nova Tombense
Vila Nova 1 x 0 Tombense - Gol no fim e liderança da Série B

Vila Nova lidera com gol no fim, em jogo com expulsão estranha e acusação de racismo. Tigre contou com derrota do Novorizontino e empate do Sport.

Jogo ficou marcado pela estranha expulsão de Bruno Silva, do Tombense, e a acusação de Pedro Costa, do time mineiro, de caso de racismo

Série B - Vila Nova 1 x 0 Tombense
Guilherme Parede comemora gol do novo líder. Foto? Twitter - VNFC


Goiânia, GO, 27 (AFI) – O Vila Nova-GO é o novo líder do Campeonato Brasileiro da Série B. O time goiano sofreu, mas venceu o Tombense por 1 a 0, com um gol de Guilherme Parede, aos 45 minutos do segundo tempo. O jogo foi realizado nesta noite no estádio OBA, em Goiânia (GO), pela 14.ª rodada e marcado por dois fatos incomuns. Um deles foi a expulsão de Bruno Silva, do time mineiro, logo aos quatro minutos por ter derrubado o cartão amarelo da mão do árbitro. Depois, no intervalo, Pedro Costa, do Tombense, acusou um adversário, talvez, Souza, de tê-lo chamado de ‘crioulo sujo’, o que implicaria numa injúria racial ou ato de racismo.

À parte disso, a torcida festejou muito a vitória que deixou o Vila Nova na liderança isolada, com 30 pontos, um a mais do que o Novorizontino, que em casa perdeu por 1 a 0 para o Botafogo-SP. Além disso, o Sport empatou com a Chapecoense por 1 a 1 e ficou com 28 pontos, em terceiro lugar, na frente do Criciúma, com 27, e que fecha o G-4 – zona de acesso. Após sofrer sua nona derrota, o Tombense permanece com nove pontos, em penúltimo lugar.

EXPULSÃO ESQUISITA

O Vila Nova começou o jogo em alta velocidade. Aos dois minutos, Neto Pessoa perdeu uma chance incrível de abrir o placar, quando o zagueiro Augusto, do Tombense, escorregou e a bola ficou com o goiano. Ele bateu forte de perna esquerda, porém, para fora.

Aos quatro minutos aconteceu um lance incomum, que acabou com a expulsão do volante Bruno Silva, do time mineiro. Capitão do time ele foi reclamar com o árbitro Arthur Gomes Rabelo, do Espírito Santo, sobre a marcação de uma falta e recebeu o cartão amarelo. Ao levantar o braço, Bruno Silva tocou no cartão que se quebrou em duas partes e caiu no gramado. O árbitro entendeu como uma agressão e não como um ato involuntário, expulsando o volante. Os mineiros reclamaram muito e sobrou cartão amarelo ainda para Wesley e para Léo, goleiro reserva.

Neste lance inédito, é preciso considerar algumas situações. Este foi o primeiro jogo de Série B apitado pelo árbitro capixaba, antes com experiências em jogos das Séries C e D do brasileiro. De outro lado, Bruno Silva é um jogador com retrospecto de indisciplina. Ele já tinha recebido oito cartões amarelos só nesta Série B.

O jogo seguiu e Caio Dantas, numa cabeçada de cima para baixo, quase marcou aos 30 minutos. Mas o goleiro Felipe Garcia fez grande defesa ao espalmar para escanteio. Ao término do primeiro tempo, foram 13 finalizações do Vila Nova, soberano em campo.

Série B- Goiânia - 2023
Vila Nova festeja liderança nos vestiários

CRIOULO SUJO
No intervalo, outra confusão. Desta vez o lateral-direito Pedro Costa, do Tombense, visivelmente alterado apontou para o banco de reservas do Vila Nova, acusando alguém de racista. Em princípio, pareceu ser Souza, que estava na reserva e teria xingado Pedro Costa no momento dele cobrar um arremesso lateral já nos acréscimos.

“Ele me chamou de crioulo sujo” – acusou Pedro Costa ao ser acalmado pelos companheiros na entrada do túnel. Na volta do intervalo, Pedro Costa se negou a dar entrevista ou falar sobre o assunto.

No segundo tempo, o Tombense, mesmo com um jogador a menos, ainda tentou ir ao ataque. Keké chutou de longe e quase surpreendeu o goleiro Dênis Júnior, do Vila Nova, aos seis minutos. Mas quem dominava as ações era mesmo o Vila Nova, que teve outra chance de cabeça, aos 18 minutos, de Guilherme Parede, mas Felipe Garcia fez a defesa mandando a bola para escanteio.

Aos 25 minutos, Parede arriscou chute de fora da área e o goleiro, de novo, mandou a bola para fora. Depois disso, o Vila Nova pareceu estar cansado. Mas tentou, na base da pressão, marcar seu gol. De tanto insistir, marcou o gol da vitória aos 45 minutos num chute cruzado de Guilherme Parede, que desviou na defesa e entrou no canto direito do goleiro Felipe Garcia.

FICHA TÉCNICA

Vila Nova
Vila Nova
1 0
Tombense
Tombense
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
14ª
Fase Data:
27/06/2023
Fase Horário:
21:30
Fase Árbitro:
Arthur Gomes Rabelo (ES)
Fase Assistentes:
Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Fase VAR:
Vinícius Furlan (SP)
Fase Cartões Amarelos:
Vila Nova: Eduardo Doma e Ralf
Tombense: Wesley, Keké, Léo, Augusto e Fernandão
Fase Cartões Vermelhos:
Tombense: Bruno Silva
Fase GOLS:
Vila Nova: Guilherme Parede 45/2T
Fase Público:
7.222 pagantes (8.624 total)
Fase Renda:
R$ 190.005,00
Fase Estádio:
OBA
Fase Local:
Goiânia (GO)

Confira também: