Vice-artilheiro do Palmeiras, Cleiton Xavier supera marca da temporada passada
Autor do segundo gol do triunfo sobre o Vitória, no último domingo, meia chega a três bolas na rede na competição nacional
Autor do segundo gol do triunfo sobre o Vitória, no último domingo, meia chega a três bolas na rede na competição nacional
São Paulo, SP, 06 (AFI) – Com mais uma bela atuação de Cleiton Xavier, o Palmeiras superou o Vitória, por 2 a 1, no último domingo, e assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro, com 36 pontos. Autor do segundo gol da equipe contra os baianos e um dos destaques ofensivos do time na temporada, o camisa 10 chegou ao terceiro gol na competição nacional e assumiu a vice-artilharia do Verdão no torneio, ao lado dos companheiros Dudu, Erik, Jean e Roger Guedes.
Os gols não são mera coincidência. Atuando em sua posição de origem, um pouco mais avançado, é cada vez mais comum ver Cleiton Xavier próximo aos atacantes ou até mesmo dentro da área. Nas duas últimas partidas do Palmeiras, inclusive, o meia sofreu dois pênaltis. Contra a Chapecoense, em Santa Catarina, Jean converteu a cobrança, mas no duelo com o Vitória, porém, o lateral desperdiçou a oportunidade.
Curtindo o ótimo momento, o jogador falou sobre a fase artilheira. “Pois é, os gols estão saindo e estou conseguindo ajudar o Palmeiras a se manter nas primeiras posições. Ontem nós jogamos bem e saímos com a vitória. A torcida, mais uma vez, fez a parte dela e nos incentivou demais. Todo mundo está de parabéns e, por enquanto, estamos conquistando o nosso objetivo, que é terminar o primeiro turno na primeira posição. Ainda temos mais 19 rodadas pela frente e nosso time vai evoluir a cada jogo”, projetou o camisa 10.
Com 35 gols no Brasileiro, o Palmeiras tem o melhor ataque da competição e Cleiton Xavier é um dos principais responsáveis pelo poder ofensivo da equipe. Além de ser um dos maiores goleadores do Verdão no Brasileiro, o meia é o segundo principal garçom do elenco, com cinco assistências, e o segundo jogador que mais deixa os companheiros em condições de chutar a gol, com 22 passes para finalizações.
Além disso, de todos os gols da equipe no Brasileirão, 22 foram marcados com CX10 em campo, o que representa 63% do total. A média de bolas na rede por minuto com o meia também demonstra a importância do jogador para a efetividade do ataque. Com Cleiton, o clube marca um gol a cada 40 minutos. Já sem o camisa 10, porém, o número diminuiu para um gol a cada 48 minutos.
TÁ BEM ESSE ANO
Outro fator positivo que chama atenção é a assiduidade de Cleiton Xavier em 2016. Totalmente recuperado das lesões que o afastaram dos gramados por um longo período, o palmeirense fez 18 partidas neste ano e já superou os 17 jogos de toda a temporada passada.
“As pessoas que convivem diariamente comigo sabem o quanto aquele momento foi difícil, mas, graças a Deus, tudo faz parte do passado. Nós estamos fazendo um trabalho especial com o pessoal do Palmeiras e me sinto cada vez melhor. No Brasileiro eu só não fui relacionado em dois jogos e isso demonstra que estamos no caminho certo”, avaliou o camisa 10, em alusão aos confrontos contra o São Paulo e Grêmio, pela quarta e quinta rodadas, respectivamente.
Após 19 rodadas do Brasileiro, o Palmeiras soma 36 pontos, está na liderança da competição e as chances de o clube ficar com o título simbólico do primeiro turno são grandes. O único time que pode roubar a ponta da tabela do Verdão é o Corinthians, que entra em campo nesta noite, no Pacaembu. Para isso, o Timão precisará vencer o Cruzeiro por três ou mais gols de diferença.
Com a semana cheia para trabalhar, o Palmeira só volta a jogar no próximo domingo, contra o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, pela 20ª rodada da competição. Nesta segunda-feira, todo o elenco ganhou folga e os jogadores só retomam as atividades na terça-feira.