Velo Clube Ponte Preta
Velo Clube x Ponte Preta - Macaca vai matar a saudade da Série A2

O duelo acontece neste sábado (14), às 15h30, no Estádio Benito Agnelo Castellano

Velo Clube e Ponte Preta se enfrentam pela primeira rodada do Paulista A

Velo Clube x Ponte Preta - Macaca vai matar a saudade da Série A2

Campinas, SP – Depois de 23 anos a Ponte Preta está de volta ao Campeonato Paulista da Série A2. A estreia será neste sábado, às 15h30 horas, contra o Velo Clube, no estádio Benito Agnelo Castellano. 

Para se ter uma ideia do longo período que a Ponte ficou fora da A2, na última participação em 1999, a equipe comandada pelo técnico Marco Aurélio Moreira contava em suas fileiras com jogadores ainda desconhecidos e que alcançaram o estrelato com camisas de grandes clubes e também da seleção brasileira: o zagueiro Fábio Luciano, o volante Mineiro e o atacante Luís Fabiano. Na ocasião, a equipe conquistou o acesso, porém, foi vice-campeã, perdendo para o América-SP, do então técnico Cilinho, falecido há três anos. 

Outra marca que mostra quanto tempo a Ponte não disputa divisões inferiores é a última vez que campineiros e rio-clarenses se encontraram. Foi em setembro de 79, pelo Campeonato Paulista da Primeira Divisão, vitória do Velo por 1 a 0. 

Por outro lado, o histórico do confronto é favorável a Ponte Preta. Em 12 jogos, foram nove vitórias da Alvinegra, contra duas derrotas. Houve apenas um empate. 

O jogo está cercado de expectativa na cidade de Rio Claro. Em menos de 24 horas, os 800 ingressos colocados à venda para o torcedor da Ponte se esgotaram. Do lado do Velo, a procura é grande e até esta sexta-feira 2000 bilhetes haviam sido comercializados. 

Dentro de campo, a disputa promete ser bem emocionante. Não só pelo jogo em si, mas por tudo que cercam as equipes para a temporada. 

VELO CLUBE

O Velo Clube realizou um dos maiores investimentos de sua história. Contratou o técnico Alberto Félix, ex-jogador do Bragantino nos anos 90 e que fez sucesso comandado o rival do Velo, Rio Claro. E foi justamente da sua ex-equipe que o treinador indicou as contratações de duas peças importantes do seu elenco: o zagueiro Juan Sosa e o atacante Thiago Rubim. Além deles outros jogadores como Felipinho, que estava no América de Natal também tem prestígio perante a torcida. 

Para o duelo com a Ponte, Alberto Félix não quis adiantar a equipe. Ele acredita que o adversário é um dos favoritos ao acesso e o Velo terá que ter muita atenção para não errar. 

“A Ponte Preta tem um elenco de um nível elevado. É um candidato ao acesso. Vamos tentar fazer um jogo equilibrado para que possamos alcançar o nosso objetivo”, disse o treinador. 

PONTE PRETA

Do lado da Ponte, a expectativa também é positiva. O técnico Hélio dos Anjos foi mantido, após o bom trabalho na Série B do ano passado. Junto com ele, boa parte do grupo permaneceu. Porém, ele perdeu duas peças importantes: o volante Walisson, que foi para o Cruzeiro e o atacante Lucca, que foi para o futebol da Tailândia. Outros jogadores que formavam a base também saíram como o lateral-direito Igor Formiga e o atacante Fessin. 

As reposições não foram à altura, porém, deixaram o treinador satisfeito. O lateral-direito Maílton, o lateral-esquerdo Júnior Tavares, os atacantes Dudu Hatamoto e Pablo Dyego são algumas das caras novas para 2023. 

Velo Clube x Ponte Preta - Macaca vai matar a saudade da Série A2
A Ponte Preta está de volta à Série A2 após 23 anos (Foto: Divulgação)

Embora jogadores importantes tenham saído, algumas peças consideradas fundamentais no esquema de Hélio dos Anjos permaneceram como o goleiro Caíque França, o zagueiro Fábio Sanches, lateral-esquerdo Artur, além do meia Élvis, o maestro do time. O meio-campista Mateus Jesus, suspenso por doping na última temporada, já cumpriu a punição e renovou seu empréstimo. Porém, sua estreia será na sétima rodada. 

Contra o Velo, Fábio Sanches, que se lesionou na pré-temporada não joga. Tiago Oliveira fará dupla com Mateus Silva. 

Uma ideia do treinador é montar o esquema de 3-5-2 para aproveitar a versatilidade de Júnior Tavares na esquerda. Com isso, Artur recuaria para formar o trio de zagueiros. Na lateral-direita Maílton ainda não pode atuar. Como ele veio do futebol ucraniano, sua inscrição só poderá ser feita na sexta rodada. Para substituí-lo a diretoria contratou às pressas Weverton do Red Bull Bragantino. Ele está regularizado junto a Federação Paulista de Futebol e poderá estrear. No entanto, como o meia Cássio Gabriel atuou improvisado na pré-temporada, Hélio dos Anjos deverá mantê-lo na posição. 

FICHA TÉCNICA

Velo Clube
Velo Clube
0 0
Ponte Preta
Ponte Preta
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
Fase Data:
14/01/2023
Fase Horário:
15:30
Fase Árbitro:
Fabiano Monteiro dos Santos
Fase Estádio:
Benito Agnelo Castellano
Fase Local:
Rio Claro (SP)

Confira também: