Paulista A2: Por vaga no G8, Velo Clube e Taubaté se enfrentam pela 17ª vez

O retrospecto favorece ao Burrão com seis vitórias contra quatro do Velão

Velo Clube vem de empate, fora de casa, por 2 a 2 contra o Rio Claro e não vence há quatro rodadas

Rio Claro defende um tabu de 32 anos (Foto: Pedrinho Sarti-Velo Clube)
Rio Claro defende tabu (Foto: Pedrinho Sarti-Velo Clube)

Sorocaba, SP, 15 (AFI) – Em duelo direto por uma vaga dentro do G8, Velo Clube Taubaté medem forças na noite desta quarta-feira (15/2), às 20h, no estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, pela décima rodada da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2, a segunda divisão do estadual.  

Sem vencer há quatro rodadas – dois empates e duas derrotas, o Galo Vermelho vem de empate, fora de casa, por 2 a 2 no dérbi rio-clarense com o arquirrival Rio Claro, partida realizada no estádio Schmidtão.

Já o Burro da Central busca reabilitação da derrota sofrida em casa por 3 a 2, de virada, para o Juventus, disputada no Joaquinzão, em Taubaté.

EMPATADOS EM PONTOS

Os rivais fazem campanhas semelhantes e cada um soma 11 pontos – três vitórias, dois empates e quatro derrotas. No critério de desempate, saldo de gols (1 contra -3), o Burrão leva a melhor e aparece na 8ª posição, enquanto que o Velão é o 9º colocado, o primeiro clube fora da zona de classificação.

RETROSPECTO

Desde 1954, Velo Clube e Taubaté já se enfrentaram dezesseis vezes em jogos pelo estadual, sendo doze vezes pela Série A2 e quatro pela Série A3. O retrospecto é favorável ao Burro da Central com seis vitórias contra quatro do Galo Vermelho , além de seis empates .

GOLEADA HUMILHANTE

A maior goleada da história do confronto pertence ao Burro da Central, que com seis gols de Berto e três de Silvio, venceu o Velo Clube por 9 a 2, em Taubaté, pela Segunda Divisão (atual Série A2) de 1954, ano que a equipe do Vale do Paraíba conquistou seu primeiro acesso à elite. Tonhão e Araraquara marcaram os gols da equipe rubro-verde.

ÚLTIMO DUELO DEU EMPATE

No encontro mais recente, há exatos um ano atrás, em partida realizada no estádio Joaquinzão, em Taubaté, válida pela sétima rodada da primeira fase da Série A2 do ano passado, com gols marcados no primeiro tempo através de Léo Gobo e Felipinho, o Velo Clube vencia o rival por 2 a 0 até aos 30 minutos do segundo tempo, mas o Burrão reagiu e foi buscar o empate por 2 a 2, com gols de Thiaguinho (pênalti) e do zagueiro Donato.

Luiz Carlos Éden – Sorocaba (SP)

Confira também: