Veja o resumão do Paulista A4 antes da festa de premiação!
Logo em sua primeira edição, o Paulista A4 foi um sucesso, onde no final, Rio Branco se sagrou campeão e a Francana ficou com o vice, onde ambos conquistaram o acesso
A dupla finalista garantiu o acesso à Série A3 após eliminarem XV de Jaú e Ska Brasil, respectivamente
Campinas, SP, 13 (AFI) – O Paulista A4 chegou ao fim neste último domingo com o título do Rio Branco sobre a Francana. A dupla finalista garantiu o acesso à Série A3 após eliminarem XV de Jaú e Ska Brasil, respectivamente.
Antes da festa de encerramento da competição, que será realizada na noite desta segunda-feira, no Hotel Vitória Concept, em Campinas, o Portal Futebol Interior, que também faz parte da realização do evento, trouxe um resumão sobre do Paulista A4 de 2024.
Parecido com o que aconteceu na Série A2, times que se classificaram na primeira fase, entre a quinta e sétima colocação, chegaram as semifinais. No mata-mata, o Rio Branco que havia terminado na sexta posição, desbancou o líder geral Francana na grande final e ficou com o título.
PRIMEIRA EDIÇÃO JÁ FOI UM SUCESSO
Com a intensão de dar mais competitividade aos clubes do interior paulista, a Federação Paulista de Futebol, encabeçada pelo seu presidente Reinaldo Carneiro Bastos, realizou pela primeira vez em 2024 o Paulista A4 – quarto patamar do futebol estadual. Ele integrou a Primeira Divisão do Estado, assim como o Paulistão A1, A2 e A3, também com 16 equipes. Já a Segunda Divisão ainda tem mais 17 times.
Mas, dentro de campo, as emoções começaram logo na primeira fase. A Francana, que desde o início despontou como grande postulante ao acesso e ao título, terminou essa etapa inicial na liderança, com 30 pontos somados em 15 jogos. Seguidos de perto por São-Carlense e Taquaritinga, que terminaram com 29. Barretos, 27; XV de Jaú, 26; Rio Branco, 25; Ska Brasil, 23; e União Barbarense, 22, foram os outros classificados.
Mas, apesar de ter avançado na sexta colocação, o Rio Branco já deu mostra de sua força nas últimas rodadas da primeira fase, embalado os últimos cinco jogos sem derrota. À partir daí, não perdeu mais, até chegar ao título. Ao todo, foram onze jogos de invencibilidade nesta reta final.
No mata-mata, enquanto o Rio Branco se mostrou forte e ‘passou o trator’, a Francana aproveitou a chance de ter a melhor campanha geral e ter a vantagem de jogar por empate no placar agragado dos dois jogos – diferente do que acontece nas divisões acima, no Paulista A4 não houve decisão por pênaltis.
Nas quartas de final, o Rio Branco fez valer o fator casa e jogando em Americana, venceu o Taquaritinga, por 3 a 1. Na volta segurou o empate sem gols. Do outro lado, a Francana ficou em dois empate sem gols com o União Barbarense. Já na semi, último degrau antes do acesso, o Rio Branco empatou por 1 a 1 com o XV de Jaú em casa, mas fora, fez 3 a 0 e se sagrou finalista. Já o time de Franca, mais uma vez, segurou dois empates, agora com o Ska Brasil.
GRANDES FESTAS PELO ACESSO
Os jogos decisivos, que valeram o acesso, também foram um destaque a parte, já que nos quatro jogos das semifinais, o público presente nos estádios foi superior a pelo menos dez finais de campeonatos estaduais pelo Brasil. Em Jaú, no Zezinho Magalhães, no duelo de volta das semifinais, teve um bom público, assim como no confronto entre Francana e Ska, no José Lancha Filho.
Outro aspecto que precisa ser valorizado foi a transmissão Ao Vivo de todos os jogos via Youtube e sem custos para o torecedor, que abraçou demais os duelos e puderam acompanhar de suas casas.
CALENDÁRIO COMPLETO EM 2024 PARA VÁRIAS EQUIPES
Um dos grandes motivos desta criação do Paulista A4 foi também dar aos clubes a possibilidade de disputarem a Copa Paulista agora no segundo semestre. Sete das 16 equipes aproveitaram a oportunidade: o campeão Rio Branco, o vice Franacana, o semifinalista XV de Jaú e também: Vocem, Barretos, Taquaritinga e Grêmio São Carlense.
A Copa Paulista é uma ótima oportunidade para levar os clubes ao cenário nacional, pois o campeão escolhe participar da Série D do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil na temporada seguinte, enquanto o vice fica com a vaga restante.
PREMIAÇÃO DA SÉRIE A4 EM CAMPINAS
O Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) e a Federação Paulista de Futebol (FPF), com apoio do portal Futebol Interior, realizam nesta segunda-feira (13) a premiação da Seleção dos Atletas do Paulista A4 de 2024.
Os melhores atletas de cada posição são eleitos pelos próprios jogadores. Além disso, artilheiro, revelação, melhor técnico e craque do campeonato também serão conhecidos. A parceria entre as entidades já realizou as premiações para os melhores do Paulista A2 a A3, em abril, também em Campinas.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
SAF da Portuguesa: especialista diz que gestão precisa ser eficiente
28/11/2024 -
Paulistão Série A2: Rio Claro anuncia dois goleiros para 2025
28/11/2024 -
Desportivo Brasil empata com o Paulista em jogo-treino visando o Paulistão Série A3
28/11/2024 -
Paulistão: Noroeste é homenageado no 38º Prêmio Atenção
28/11/2024