Como foi a final da Copa América 2024?

Os Estados Unidos agora ligam o alerta amarelo para a preparação da Copa do Mundo de 2026.

Quer saber como foi a final da Copa América 2024, além de melhores momentos, estatísticas e campanha da Albiceleste?

Argentina
Foto: Reprodução/ X Argentina

São Paulo, SP , 16 (AFI) – Neste domingo, a edição da Copa América 2024 chegou ao fim com partida intensa entre Argentina e Colômbia. Com polêmicas ao longo do campeonato devido ao tamanho dos estádios e caos no pré-jogo devido à invasão e a superlotação de torcedores, os Estados Unidos agora ligam o alerta amarelo para a preparação da Copa do Mundo de 2026.

Ainda assim, isso não impediu que o time de Lionel Messi fizesse história mais uma vez ao levantar a taça continental vencendo os Cafeteros por 1 a 0 com gol de Lautaro Martínez. Agora os hermanos se isolam como o país com o maior número de títulos do campeonato. A partida também marca a despedida de Di Maria e Otamendi, que marcaram sua geração com conquistas e quebra de jejum.

A equipe comandada por Lionel Scaloni comemorou o quarto título em três anos de projeto e agora pode disputar com a Espanha a finalíssima, que reúne os campeões da Euro e da Copa América 2024. Quer saber mais sobre como foi a final da Copa América 2024, além de melhores momentos, estatísticas e campanha da albiceleste? Então acompanhe a leitura do artigo.

Confusão e intensidade em quadra: como foi a final da Copa América 2024?

A final da Copa América 2024 foi cercada de polêmicas antes mesmo do jogo começar. Com cenas de caos acontecendo na chegada da torcida, uma confusão generalizada devido à tentativa de pessoas de entrarem sem ingressos gerou atrasos para a partida.

A discórdia ocasionou diversos problemas ao redor do Hard Rock Stadium, em Miami. Brigas, equipamentos quebrados, pessoas pisoteadas, além de preocupações e desespero.

Com confronto marcado para 21h, foi somente às 22h20 que o juiz Raphael Claus apitou para o início do duelo. Tendo o primeiro tempo morno e com poucas chances de gol, o momento de maior tensão foi a lesão de Lionel Messi logo no primeiro tempo, após problema muscular no tornozelo em disputa com o jogador colombiano.

As melhores chances foram de Julián Álvarez nos minutos iniciais e de Córdoba, que chegou a acertar a trave de Dibu Martínez. No segundo tempo, a intensidade aumentou com a substituição de La Pulga. O craque acabou por sentir a coxa e deixou o campo chorando.

Vale destacar que os 45 minutos finais tiveram chances de as duas equipes decidirem o jogo da final da Copa América 2024. A Colômbia viu Arias aparecer na área e ter boa chance. Pouco tempo depois, James Rodríguez, eleito melhor jogador do campeonato, bateu escanteio e encontrou Sánchez, mas o zagueiro cabeceou por cima.

É na segunda etapa da prorrogação que o confronto é decidido por Lautaro Martínez. O camisa 22 recebeu grande passe de Lo Celso, que bateu sem chances para Vargas.

Importante ressaltar que, com a conquista, a Argentina se tornou líder isolada no ranking de mais títulos no torneio. Antes, eles estavam empatados com o Uruguai, que venceu a última vez em 2011 contra o Paraguai. O Brasil aparece em terceiro lugar, com nove taças.

A campanha da Argentina

Na trajetória da Argentina na Copa América 2024, os hermanos tiveram caminho tranquilo em seu grupo, composto por Canadá, Chile e Peru. No total, foram nove pontos acumulados, com três vitórias para a albiceleste e a primeira colocação na primeira fase. Seu saldo de gols terminou com +5, sem ter sua defesa vazada.

Já na fase de mata-mata, o plantel de Scaloni passou por grandes dificuldades contra o Equador nas quartas, precisando ir aos pênaltis e contar com destaque de Dibu Martínez. Na partida, os hermanos tiveram o único gol sofrido em todo o torneio, marcado por Kevin Rodriguez nos minutos finais.

A semifinal contou com o brilhantismo de Lionel Messi, que terminou eleito o melhor jogador da partida. Foram um gol e uma assistência para o craque argentino. Na final, o plantel que buscava defender seu título contava com estatísticas positivas, já que eles nunca haviam perdido para a Colômbia em toda história de mata-mata no campeonato. Em quatro duelos até aqui, foram três empates e uma vitória para a albiceleste.

A performance da Argentina na Copa América 2024 também foi o 43º título de La Pulga. Isso torna o camisa 10 o líder isolado no ranking de jogadores com mais troféus na história do futebol. Não dando dicas se irá participar da próxima Copa do Mundo, esse pode ter sido o último troféu com seu país.

Importante ressaltar que a Seleção da Argentina é agora a única a ter conquistado quatro títulos em competições seguidas, superando a Espanha de 2008 a 2012. Os hermanos ainda podem aumentar o feito em 2025, na disputa da Finalíssima.

Ainda em 2024, a albiceleste tem pela frente a sequência das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 contra Chile e Colômbia, em setembro.

Confira também: