Vasco x Portuguesa – Cruzmaltino busca o triunfo para se garantir nas semifinais do Carioca
Clube da Colina necessita da vitória para não depender do resultado obtido pelo Botafogo, concorrente direto pela última vaga no G-4; rival atua em horário anterior
Times se encaram no domingo (03), às 18h10, em São Januário
Rio de Janeiro, RJ, 01 (AFI) – Para assegurar a vaga faltante no G-4. No próximo domingo (03), o Vasco terá o compromisso diante da Portuguesa, às 18h10, em São Januário, pela 11ª e derradeira rodada do Campeonato Carioca. O Cruzmaltino já vai entrar em campo sabendo do resultado do Botafogo, concorrente direto pelo grupo dos quatro primeiros. Caso o Glorioso vença, o Cruzmaltino terá que somar os três pontos em disputa.
Na partida passada pela competição, o time da Colina passou pelo Volta Redonda. Atuando em Cariacica (ES), no Estádio Kleber Andrade completamente lotado, contou com gols de Zé Gabriel e Vegetti para deixar o campo com a vitória na bagagem: 2 a 1. O resultado positivo fez o clube seguir na quarta colocação, com 19 pontos conquistados, dependendo apenas de si para avançar de fase.
A Lusa, sétima, no compromisso anterior, ainda focava em brigar por uma vaga nas semis do Cariocão. No entanto, mesmo com o apoio da torcida que compareceu ao Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, acabou sendo derrotada pelo Nova Iguaçu por 2 a 1. O marcador negativo resultou na demissão do técnico João Carlos Ângelo. Por outro lado, se garantiu matematicamente na Taça Rio, mata-mata considerado secundário e disputado, em sua maioria, por equipes de menor investimento.
VASCO
O Vasco deve contar com o retorno da principal estrela. Dimitri Payet, meia, recuperado de quadro gripal, treinou normalmente e possui chances de retornar à equipe titular. O volante Zé Gabriel, devido suspensão, é ausência confirmada. O lateral-direito Paulo Henrique regressa aos titulares escalados pelo treinador Ramón Díaz. João Victor deve retomar a posição na zaga.
Artilheiro e de contrato renovado, Vegetti se mostra, novamente, à vontade nas quatro linhas. O argentino estufou a rede quatro vezes nos últimos três embates, contabilizando a Copa do Brasil. Ele, agora, consta no top-10 dos maiores goleadores estrangeiros da história do clube e, empolgado com os recentes feitos, fará de tudo para vazar a meta da Portuguesa.
PORTUGUESA
A Portuguesa apenas cumpre tabela, mas, ainda assim, tentará jogar de igual para igual. Quem assume interinamente o time é Carlos Tozzi. Principal articulador do meio-campo, Romarinho, com três cartões amarelos, não joga. O zagueiro Michel, o meia Nenê Bonilha e o atacante Wandinho, lesionados, também estão cortados. O volante Anderson Rosa volta depois de cumprir suspensão.
Os 11 selecionados deverão ser praticamente os mesmos do embate frente ao Orgulho da Baixada. Como provável mudança, somente o retorno de Anderson Rosa no lugar de João Paulo. Contando a Copa do Brasil, a Lusa vem de três jogos sem triunfo e busca retomar o bom momento e a confiança para a disputa da Taça Rio.
HISTÓRICO
Vasco e Portuguesa, no histórico de confrontos, duelaram 65 vezes. O Cruzmaltino triunfou em 56 ocasiões. Já os lusitanos venceram cinco. O resultado idêntico prevaleceu durante quatro oportunidades.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Primeira fase
- Rodada:
- 11ª
- Data:
- 03/03/2024
- Horário:
- 18:10
- Árbitro:
- Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
- Assistentes:
- Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
- VAR:
- Philip George Bennett (RJ)
- Estádio:
- São Januário
- Local:
- Rio de Janeiro (RJ)