Vasco enfim oficializa Philippe Coutinho, que volta após 14 anos
Coutinho ainda pertence ao Aston Villa, da Inglaterra, e assina empréstimo por um ano
"TODO MUNDO JÁ SABE. O MÁGICO VOLTOU. COUTINHO É VASCO!", postou o clube
Rio de Janeiro, RJ, 10 (AFI) – Depois de muita espera, o torcedor do Vasco pode comemorar sem nenhuma dúvida: o meia Philippe Coutinho é do Cruzmaltino. O clube carioca fez o anúncio oficial na manhã desta quarta-feira. “TODO MUNDO JÁ SABE. O MÁGICO VOLTOU. COUTINHO É VASCO!”, postou o clube.
Coutinho ainda pertence ao Aston Vila, da Inglaterra, que o liberou por empréstimo de um ano. Seu contrato com o clube inglês vai até junho de 2026. O jogador de 32 anos reduziu boa parte de seu salário, pediu alguns reforços e terá o Vasco como parceiro no crescimento de seu instituto.
“É um sentimento de muita felicidade, alegria e ansiedade. Vivi muito tempo fora, então realmente é um sentimento de estar voltando pra casa, para o lugar onde fui criado, para o lugar que eu amo, o clube que eu amo. Todo mundo sabe, minha família, o quanto eu estou feliz e eles todos estão felizes por essa volta”, disse o novo reforço vascaíno.
🪄🎩 TODO MUNDO JÁ SABE.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) July 10, 2024
O MÁGICO VOLTOU.
COUTINHO É VASCO! 💢#CoutinhoÉVasco#VascoDaGama pic.twitter.com/ksWaOFAcxT
JOGA QUANDO?
A janela de transferências abriu nesta quarta-feira, mas a CBF só efetivará as transferências na quinta-feira para que todos os times tenham seus reforços a partir da 17ª rodada. Assim, Coutinho estará apto para jogar no dia 17, quarta-feira, às 19h, diante do Atlético-GO, fora de casa.
Depois, o Vasco pega o Atlético-MG também fora de casa. O primeiro jogo em casa com Coutinho pode ser apenas diante do Cuiabá, pela 19ª rodada, ainda sem data definida. Existe a possibilidade de Coutinho estar em São Januário na noite desta quarta para assitir o duelo com o Corinthians.
HISTÓRIA NO VASCO
Philippe Coutinho é cria da base do Vasco desde o futsal. Subiu ao profissional em 2009, um momento difícil, quando o clube disputava a Série B pela primeira vez na história. Ficou até 2010, somando 43 jogos, cinco gols e duas assistências.
Sua primeira experiência fora do Vasco foi na Inter de Milão, onde não teve muitas chances, sendo emprestado ao Espanyol, da Espanha. Retornou ao clube italiano, mas se transferiu em 2012 para o Liverpool.
MELHOR MOMENTO DA CARREIRA NO LIVERPOOL
No clube inglês, não atuou muito na primeira temporada, mas depois deslanchou e viveu a melhor fase de sua carreira. Ao todo, foram 201 jogos, 54 gols e 44 assistências. Apesar de vários títulos na Europa, curiosamente não teve conquistas onde melhor jogou.
QUASE R$ 600 MILHÕES
Em 2018, o Barcelona abriu os cofres para contratar o meia brasileiro por 135 milhões de libras (cerca de R$ 591 milhões, na época). Naquele ano, foi a segunda maior contratação da história do futebol e, atualmente, é a quarta, atrás de Neymar, Mbappé e Dembélé.
Apesar de toda a expectativa, porém, não vingou. Sua melhor temporada foi 2018/19 com 54 jogos e 11 gols. Depois, foi emprestado ao Bayern de Munique, onde fez 38 jogos e 11 gols na temporada 2019/20. Retornou ao Barcelona, mas teve lesão no joelho, a mais grave de sua carreira, que o tirou por sete meses dos gramados.
No Barcelona, foi campeão nacional duas vezes, da Supercopa e da Copa do Rei. No Bayern, faturou Liga dos Campeões, Alemão e Copa da Alemanha.
RETORNO À INGLATERRA
Em 2021, retornou à Inglaterra. Ele ainda pertencia ao Barcelona, mas foi emprestado ao Aston Villa. Começou bem, com gols e assistências, mas com lesões musculares, não conseguia manter a sequência. Foi emprestado ao Al-Duhail, do Catar, para a temporada 2023/24, somando 23 jogos, oito gols, e três assistências.
COUTINHO NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Coutinho sempre esteve presente na seleção de base, sendo campeão sul-americana sub-15 e sub-17, além do Mundial Sub-20.
Na principal, conquistou a Copa América em 2019 e foi o destaque na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, com dois gols e duas assistências em cinco jogos.