Vasco 2 x 1 América-MG - Payet decide e lembra Dinamite
![Vasco](https://images.futebolinterior.com.br/2021/09/vasco-logo-150x150.png)
![América-MG](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-87-150x150.png)
Na comemoração do gol, Payet apontou a manga da camisa para uma imagem de Roberto Dinamite, ex-ídolo do clube e que era exímio cobrador de faltas
![Vasco 2 x 1 América-MG - Payet decide e lembra Dinamite 1 Pablo Vegetti -Vasco](https://images.futebolinterior.com.br/2023/10/pablo-vegetti-vasco.jpg)
Rio de Janeiro, RJ, 12 (AFI) – Na sua luta para permanecer na elite nacional no próximo ano, o Vasco conquistou uma importante vitória, por 2 a 1, em cima do América-MG, neste domingo, em São Januário, pela 34.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o apoio da torcida, outra vez, os vascaínos não jogaram bem, mas se superaram na garra e contaram com o talento do francês Payet, que marcou um belo gol de falta nos acréscimos para decretar a vitória.
Na comemoração do gol, marcado aos 48 minutos, Payet apontou para a manga da camisa, onde tem uma imagem de Roberto Dinamite, ex-ídolo do clube e que era exímio cobrador de faltas. Foi mesmo uma batida mágica, que provocou uma festa gigantesca nas arquibancadas.
Após o término da rodada, o Vasco continua fora do Z-4 – zona de rebaixamento – e subiu uma posição, ocupando agora o 15.º lugar, com 40 pontos, dois na frente do Bahia, com 38. O América-MG continua jogando bem e perdendo, por isso, segue em último, com 21 pontos, e já rebaixado à Série B.
VELOCIDADE E GOLS
O jogo começou em alta velocidade e com gols. Aos três minutos, após recuperação de bola na defesa, Gabriel Pec sai em disparada pelo lado direito e cruza rasteiro em direção à grande área. Vegetti se antecipa à defesa e desvia para as redes com o pé direito.
Mas foi uma falsa impressão de que seria um jogo fácil. Pelo contrário, porque aos 12, o América-MG empatou. Do lado direito, Daniel Borges fez o cruzamento pelo lato, Maicon errou o tempo da bola e Mastriani cabeceou sozinho para as redes, deixando tudo igual. É o nono gol dele no Brasileiro, seu 20.º na temporada.
Sem força no meio-campo, o Vasco perdeu a disputa e deixou o adversário de movimentar com muita facilidade. Apesar do equilíbrio de posse de bola, de finalizações e até passes certos, o América-MG controlou bem as ações em campo e poderia até ter virado o placar se caprichasse um pouco mais no último passe.
VAIAS E APOIO AO VASCO
Ao término do primeiro tempo, numa reação instantânea da torcida, houve vaias. Alguns segundos depois, com ‘a mão na consciência’ os vascaínos gritaram o nome do time. Mesmo assim, os jogadores foram para os vestiários sem participar da entrevista protocolar. O time voltou para o segundo tempo com duas mudanças: o meia Payet entrou no lugar de Praxedes e no ataque uma troca simples com a entrada de Rossi para a saída de Alex Teixeira.
O Vasco iniciou melhor e quase marcou o segundo aos oito minutos. Após cruzamento da direita, Vegetti ganhou a disputa com o goleiro Jori e acertou o travessão. No rebote, Gabriel Pec, também de cabeça, cabeceou por cima. Aos 12, o América-MG respondeu com jogada pelo lado direito e finalização de Lucas Kal na trave esquerda de Léo Jardim.
COELHO DEU TRABALHO
Na base da troca de passes, o América-MG deu muito trabalho a dupla defensiva vascaína, formada por Maicon e Medel, que não contavam com a proteção adequada do meio-campo. De outro lado, o Vasco insistiu nos levantamentos em direção à área, na esperança de uma bola acabar na cabeça de Vegetti.
O argentino só teve uma chance aos 32, quando Paulo Henrique foi até a linha de fundo e fez o passe para trás. Vegetti finalizou em cima do goleiro Jori, que saiu e cobriu o ângulo. O time mineiro ainda teve uma chance de marcar, aos 44, quando Martínez invadiu a área sozinho e parou na providencial saída do goleiro Léo Jardim.
Quando tudo parecia perdido, Vegetti sofreu falta na frente da área, e aos 48, surgiu o talento do francês Payet, que cobrou falta com perfeição, de curva, encobrindo a barreira e acertando o ângulo.
PAUSA COM DATA-FIFA
Com a “Data-Fifa’ e a pausa na competição, os dois times vão ter tempo para se recuperar. O Vasco só volta a campo no dia 22 (quarta-feira) num confronto direto com o Cruzeiro, no Mineirão. O América-MG vai enfrentar o Flamengo, em Uberlândia (MG), cumprindo seu segundo jogo ‘negociado’ com patrocinadores.
FICHA TÉCNICA
![Vasco 2 x 1 América-MG - Payet decide e lembra Dinamite 2 Vasco](https://images.futebolinterior.com.br/2021/09/vasco-logo-150x150.png)
![Vasco 2 x 1 América-MG - Payet decide e lembra Dinamite 3 América-MG](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-87-150x150.png)
-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 34ª
-
Data:
- 12/11/2023
-
Horário:
- 18:30
-
Árbitro:
- Sávio Pereira Sampaio (DF)
-
Cartões Amarelos:
- Vasco: Paulo Henrique
- América-MG: Lucas Kal
-
GOLS:
- Vasco: Vegetti 3/1T e Payet 48/2T (falta)
- América-MG: Mastriani 12/1T
-
Público:
- 19.478 torcedores
-
Renda:
- R$ 983.709,00
-
Estádio:
- São Januário
-
Local:
- Rio de Janeiro (RJ)