Paulista A3: União São João completa 43 anos de tradição e renascimento

O Dragão era o mascote oficial, mas desde então, a majestosa Arara, símbolo da cidade de Araras, assumiu o posto

Um dos pontos altos de sua história foi a revelação da estrela o lateral-esquerdo Roberto Carlos

União São João

Araras, SP , 15 (AFI) – Fundado em 1981 por Hermínio Ometto na cidade de Araras, interior de São Paulo, o clube carrega consigo as cores vibrantes do verde, representando a cana-de-açúcar, e o branco, simbolizando o açúcar que faz parte da história da região.

Ao longo dos anos, o União São João se firmou como uma equipe tradicional no cenário do futebol paulista. Um dos pontos altos de sua história foi a revelação da estrela o lateral-esquerdo Roberto Carlos, que alcançou renome internacional ao conquistar o pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira.

Em 2002, o clube brilhou ao sagrar-se vice-campeão do Campeonato Paulista, demonstrando sua competitividade em meio às potências futebolísticas do estado. Contudo, em 2015, o União São João optou pelo licenciamento, afastando-se temporariamente dos gramados.

O retorno triunfante ocorreu em 2022, quando o clube voltou a disputar a segunda divisão do Campeonato Paulista. Nesse torneio, equivalente ao quarto nível estadual, o União São João alcançou a glória ao se consagrar campeão em 2023, marcando um capítulo de ressurgimento na história do clube.

Mudanças também marcaram a identidade visual do União São João. De 1981 a 1995, o Dragão era o mascote oficial, mas desde então, a majestosa Arara, símbolo da cidade de Araras, assumiu o posto, representando a força e a identidade local.

Assim, ao completar 43 anos, o União São João Esporte Clube celebra não apenas um aniversário, mas uma rica história de superação, glórias e o contínuo amor dos torcedores, que seguem vibrando por cada conquista desse clube que é mais do que uma equipe de futebol, é parte integrante da cultura e paixão de Araras e do interior paulista.

Confira também: