União e Rio Preto têm história em confrontos decisivos da A2

Araras, SP, 3 (AFI) – Nas três oportunidades que o União São João se classificou para um quadrangular final da antiga 2ª Divisão do Paulista, atual Série A-2, o Rio Preto integrou o grupo do time ararense.

A história começou em 1987, quando o União subiu pela 1ª vez para a elite paulista. Naquela oportunidade, um dos quadrangulares da antiga Divisão Especial era formado por União São João, Marília, Paulista e Rio Preto, mas somente o campeão do grupo (União) subiu de divisão. No jogo em São José do Rio Preto o União venceu por 2 a 0, e na partida da volta, valendo vaga, o União venceu por 1 a 0 e comemorou o acesso.

A segunda vez que o União disputou um quadrangular decisivo foi no ano passado, mas o time local ficou em 3º – Barueri e Guaratinguetá subiram. No confronto fora de casa, o União empatou em 1 a 1 e, em Araras, também na última rodada, o alviverde ararense goleou por 4 a 0.

E neste ano acontecem o terceiro e o quarto confrontos decisivos com o time também alviverde de São José do Rio Preto, além dos jogos contra Botafogo e Mirassol. Os dois melhores subirão para a 1ª Divisão.

Na primeira fase, os dois times já travaram uma longa batalha pela vice-liderança. Desde as primeiras rodadas, o Rio Preto sempre estava na cola do União São João, mas no final, a equipe de Araras deslanchou, mas mesmo assim terminou com apenas um ponto na frente do Rio Preto: 35 contra 34 pontos.