Atacante marroquino usa 'união árabe' na Copa como motivação para vencer Espanha

O Marrocos é o único representante do Mundo Árabe nas oitavas de final da Copa do Catar

Atacante marroquino usa 'união árabe' na Copa como motivação para vencer Espanha
Polícia espanhola teme clima após jogo na Copa (Foto: Divulgação)

Único representante do Mundo Árabe a alcançar as oitavas de final da Copa do Mundo, o Marrocos espera contar com o apoio de torcedores das seleções já eliminadas de Arábia Saudita, Tunísia e Catar no mata-mata. Algumas demonstrações de união entre as torcidas desses países já foram manifestadas ao longo do mundial, e o atacante marroquino Zakaria Aboukhlal leva isso como motivação para buscar uma vitória histórica contra a Espanha, na terça-feira

”Estou muito contente de que os países árabes estejam nos apoiando. Fiquei feliz com a vitória da Arábia Saudita diante da Argentina e acredito que muitos torcedores árabes se alegraram quando nós vencemos a Bélgica e o Canadá. Assim deve ser, é bom que os muçulmanos se deem bem uns com os outros”, afirmou o Aboukhlal, que atua no Tolouse, da França.

Um exemplo da conexão entre os torcedores árabes no Catar é a quantidade de bandeiras da Palestina vista nas ruas e no estádio, em atos de posicionamento favorável aos palestinos em relação ao antigo e inflamado conflito entre Palestina e Israel.

APOIO EM CAMPO

Reserva do Marrocos, mas que vem sendo aproveitado ao longo dos jogos, assim como Aboukhal, o zagueiro El Yamiq ergueu uma bandeira palestina para comemorar a classificação às oitavas, após vitória por 2 a 1 sobre o Marrocos. Antes disso, torcedores tunisianos estenderam uma grande bandeira com a frase “Palestina livre” durante duelo com a Austrália.

Em campo, as seleções árabes, com exceção do anfitrião Catar, protagonizaram momentos históricos. Além da classificação marroquina, a Arábia Saudita viveu um dia mágico ao vencer a Argentina por 2 a 1 na rodada de estreia do Mundial e a Tunísia superou a atual campeã França por 1 a 0 no último jogo da fase de grupos. A vitória tunisiana não foi o suficiente para conseguir a classificação, mas foi muito celebrada e motivo de grande festa no país africano.

Diante do clima de união árabe, Aboukhlal mostra confiança de que é possível vencer a jovem e talentosa seleção espanhola, que perdeu por 2 a 1 para o Japão na última rodada. ”Passamos para outra fase, mas não vamos parar aqui. Esperamos avançar mais fases e chegar ainda mais longe”, afirmou o zagueiro, antes de elogiar o treinador Walid Regragui, contratado três meses antes da Copa após a demissão de Vahid Halilhodzic. ”Desde que chegou, montou uma nova tática, um novo grupo, e nos adaptamos”.

PRÓXIMO DESAFIO DE MARROCOS

Marrocos e Espanha se enfrentam a partir do meio-dia (de Brasília), no Education CIty, terça-feira. O vencedor do duelo enfrenta a seleção que sair vitoriosa do embate entre Portugal e Suíça, também marcado para terça, às 16 horas.

Confira também: