Um empate frustrante na estreia do Brasil na Copa da Rússia

A maioria dos jogadores decepcionou em campo. E o rendimento de Neymar foi pífio

A maioria dos jogadores decepcionou em campo. E o rendimento de Neymar foi pífio

0002050321146 img

Seleção do Brasil 1 x Seleção da Suíça 1. Esse foi o placar final do jogo estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Exibição do time de Tite não agradou inteiramente. Em especial no que se refere a Neymar, que pareceu entrar em campo com medo de levar algum pisão no pé onde sofreu cirurgia recente.

Futebol do mais importante jogador brasileiro foi pífio, diante do que ele é capaz de produzir. Mas não foi só ele quem decepcionou. Também não jogaram o esperado o lateral Marcelo, o volante Casemiro, o meia Paulinho e o centro avante Gabriel Jesus.

Marcelo foi mal e o juiz grotesco

Marcelo foi mal e o juiz grotesco

JUIZÃO ERROU FEIO
Além disso, o árbitro da partida cometeu um erro sério ao não marcar um empurrão claro sobre Miranda no lance que originou o gol suíço. Há ainda reclamação em relação a um lance em que Gabriel Jesus foi agarrado dentro da área da Suíça.

Mas o que mais prejudicou o time brasileiro foi sem dúvida a falta de qualidade do futebol exibido por alguns de seus jogadores. Se tivessem jogado o que podem ou sabem, o Brasil, mesmo com dificuldade, venceria a Suíça.

Acontece que só no primeiro tempo houve alguns momentos em que o time mostrou serviço. No restante do tempo houve excesso de preocupação defensiva e poucas jogadas ofensivas que envolvessem e fechada defesa inimiga.

POUCOS FORAM BEM
Só Phillippe Coutinho e Willian ainda mostraram parte do futebol que sabem. Coutinho, inclusive, foi quem marcou o gol brasileiro num arremate forte e cheio de efeito de fora da área. Willian ajudou muito a defesa e tentou empurrar o ataque, mas com seus companheiros em má jornada, as jogadas não fluíram como ele queriam.

Com isso, o empate final do jogo até foi justo pelo que fizeram ou não fizeram os dois times. Para os suíços um grande resultado. Para os brasileiros quase um vexame. Com o elenco que tem e o tempo de preparo gasto, era de se esperar uma exibição brilhante do time dirigido por Tite como aconteceu nas Eliminatórias da Copa e nos amistosos que antecederam esse grande evento.

Neymar ainda sem ritmo e muito individualista

Neymar ainda sem ritmo e muito individualista

FIQUEI DECEPCIONADO
Não foi o que ocorreu. Eu, em particular, fiquei bem decepcionado com o que vi. Não gostei do futebol exibido pelo Brasil nem com as desculpas dadas pelos integrantes da equipe de esportes da TV Globo.

Galvão e Cia preferiram deixar no ar a ideia de que o Brasil só empatou porque aconteceram erros de arbitragem. Não foi nada disso.

Com erros ou sem erros, se jogasse o que sabe a Seleção do Brasil venceria com sobras o aplicado mas limitado time suíço.

Mas jogando o que jogou, o empate acabou sendo justo e até um aviso.


MUDANÇA DE POSTURA
Se não mudar sua postura e não resolver jogar o futebol que pode e sabe, o Brasil pode até se classificar para a próxima fase, mas não terá nenhuma condição de ganhar o título.

Que Tite enxergue o empate por esse prisma e reformule seu time e seu esquema tático.

Ou, mais uma vez, não chegaremos ao título mundial como a torcida brasileira espera.