Uefa denuncia Croácia por bandeira fascista em jogo das Eliminatórias

Manifestação faz referência a regime da Ustase, partido da direita radical entre as décadas de 20 e 40

O partido tinha ligação com organização nazista acusada de assassinar milhares de sérvios e judeus durante a Segunda Guerra Mundial

Croácia Uefa Denúncia fascismo
Croácia vence e lidera grupo nas Eliminatórias (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 13 – A seleção da Croácia corre o risco de sofrer uma dura punição da Uefa nos próximos dias. Nesta quarta-feira, a entidade denunciou a Federação Croata de Futebol porque torcedores exibiram uma bandeira fascista na arquibancada durante jogo das Eliminatórias da Eurocopa de 2024.

A bandeira faz referência ao regime da Ustase, partido da direita radical da Croácia entre as décadas de 20 e de 40 do século passado. O partido tinha ligação com uma organização paramilitar terrorista croata nazista, acusada de assassinar milhares de sérvios, judeus, além de dissidentes políticos durante a Segunda Guerra Mundial.

Os torcedores exibiram a bandeira durante a goleada de 5 a 0 sobre a Letônia, na sexta-feira, na cidade croata de Rijeka. A denúncia pode fazer a seleção croata jogar sua próxima partida nas Eliminatórias sem a presença de torcedores no estádio, contra a Turquia, no dia 12 de outubro, em Osijek.

OUTRAS DENÚNCIAS

O risco é grande porque a federação croata já estava em processo condicional por “comportamento discriminatório”, devido a outras denúncias do tipo. Uma delas havia acontecido em jogo da Liga das Nações da Uefa, em partida contra a Holanda, em junho. Por causa do comportamento inadequado de torcedores, a Croácia não pôde vender ingressos para sua torcida na partida de segunda-feira, contra a Armênia – venceu por 1 a 0.

SELEÇÃO CROATA

A seleção croata lidera o Grupo D das Eliminatórias, com três vitórias em quatro jogos. Soma 10 pontos.

Confira também: