Tudo ajuda a Ponte Preta rumo ao acesso; ela vence e Goiás tropeça

Time pontepretano explorou os contra-ataques para ganhar do Juventude

Tudo ajuda a Ponte Preta rumo ao acesso; ela vence e Goiás tropeça

Os deuses dos estádios têm olhado pra Ponte Preta quase que sinalizando reais possiblidades de acesso neste Campeonato Brasileiro da Série B.

Das duas chances reais de gols contra o Juventude, em jogadas de contra-ataque, ela converteu uma, teve o mérito de se defender, e arrancou importantíssima vitória por 1 a 0, em Caxias do Sul, na noite desta sexta-feira, resultado que a coloca com 56 pontos, mas ainda na dependência de tropeços de concorrentes diretos.

A noite desta sexta-feira foi perfeita às pretensões da Ponte, pois o Goiás – outra pedra em seu caminho – conseguiu a ‘façanha’ de perder para o Coritiba por 1 a 0, na capital paranaense, e assim patina nos 57 pontos.

Se a Ponte converteu uma chance de gol aos 30 minutos do segundo tempo, em jogada que começou e terminou com o atacante Roberto, em contra-ataque, o Juventude teve igualmente duas claras chances para marcar, mas as desperdiçou.

Coincidentemente, na primeira vez o lateral Esquerdinha colocou Hugo Sanches na cara do gol, mas o chute foi pra fora. Depois foi Hugo o construtor da jogada para Esquerdinha perder.

Na outra chance da Ponte, o atacante Victor Rangel chutou a bola por cima do travessão, após cruzamento do lateral Ruam.

Ao subir na classificação, a Ponte Preta coloca pressão nos concorrentes diretos, visto que são reais as possiblidades de somar mais três pontos diante do instável Coritiba, na próxima terça-feira.

Assim, nesta projeção natural, ficaria viva na rodada derradeira da competição, em duelo direto contra o Avaí, em Santa Catarina.

ESQUEMA DEFENSIVO

Para não correr risco de ser surpreendida em Caxias do Sul, a Ponte optou por se resguardar e adotou o esquema de contra-atacar contra o Juventude.

Evidente que a estratégia foi estudada pela comissão técnica pontepretana, ao constatar a inoperância do ataque do time gaúcho.

Assim, a medida que o tempo foi passando, o Juventude avançou até o seu sistema defensivo e ofereceu espaços generosos para que a Ponte usasse jogadas de velocidade de contra-ataques, principalmente após a entrada do atacante Roberto no lugar de Júnior Santos, aos 20 minutos do segundo tempo.

OLHO NOS CONCORRENTES

Como não se projeta chances para o Vila Nova, apesar da vitória nesta sexta-feira sobre o Figueirense por 3 a 1, o torcedor pontepretano vai reservar o sábado para ‘secar’ equipes postulantes ao acesso.

A partir das 17h30, as energias do pontepretano será para que o Fortaleza comemore o título diante do Avaí, em Santa Catarina.

Se o Londrina não ganhar do Oeste, igualmente seria uma ajuda considerável. O jogo vai começar às 17h, em Barueri.

Mesmo horário, em Maceió, tem CSA x Atlético Goianiense, jogo que o pontepretano veste a camisa do time goiano.