Treinador do RB Bragantino elogia momento, mas ressalta: 'Liderança não é obsessão'

Mauricio Barbieri exaltou a ótima campanha do RB Bragantino

Em entrevista coletiva, o comandante exaltou e conversou sobre diversos pontos do RB Bragantino

barbie
Foto: Twitter oficial do RB Bragantino

Bragança Paulista, SP, 05 (AFI) – No domingo (4), após a vitória de virada sobre o São Paulo por 2 a 1, o treinador que é líder do Campeonato Brasileiro falou sobre o RB Bragantino. Maurício Barbieri exaltou a mentalidade dos jogadores e o trabalho da diretoria, avaliou o desempenho do time e falou sobre a possibilidade de uma saída.

O RB Bragantino é líder invicto com 21 pontos em nove rodadas. São 6 vitórias, dentre elas sobre o Flamengo, Palmeiras e São Paulo, e apenas três empates até agora. O vice-líder é o Athletico-PR com 19 e um jogo a menos.

Na Sul-Americana, o time de Bragança Paulista se classificou em primeiro na Fase de Grupos e enfrenta o Independiente del Valle na próxima fase. Na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada pelo Fluminense.

MELHORES MOMENTOS DA VITÓRIA

TEM QUE RESPEITAR

Muito se fala que a campanha e, consequente liderança, do RB Bragantino também está relacionada com o desempenho abaixo dos times que eram os favoritos à conquista como Flamengo, Atlético-MG e Palmeiras. Mauricio Barbieri, porém, não vê dessa forma.

“A gente está em um momento muito bom e quer prolongar o máximo possível. A liderança é algo muito bom, mas não é obsessão. Mais importante do que começar bem, é terminar bem. É um desempenho muito positivo. As pessoas tendem a vincular sucesso com resultado. Tem que levar em conta como constrói. A gente joga da nossa maneira.”

MENTALIDADE VENCEDORA

Apesar de não ter um elenco badalado, o treinador acredita em um pensamento vitorioso em conjunto dos jogadores e da diretoria que fazem o time ser como ele é.

“Nossa base é de jogadores de 20, 21 anos. São jovens que estão sendo trabalhados e tem muito a ver com o pensamento da diretoria e como ela quer garantir as conquistas. A mentalidade do jogador que entra, eles têm que manter o nível ou até melhorar e esse sucesso demonstra a mentalidade vencedora da equipe”, completou.

Imagem
Foto: Ari Ferreira

SAÍDA? AINDA ESTÁ LONGE

Às vezes, os treinadores estão interessados em fazer dinheiro, outros em comandar times gigantes do Brasil, alguns em acumular experiência na Europa, mas Mauricio Barbieri acredita no RB Bragantino e, por enquanto, não tem motivos para deixar o clube.

Estou feliz no Bragantino. Faço parte de um projeto que tem tudo para ser extremamente vitorioso e estou muito feliz por aqui

Maurício Barbieri

JOGADORES ENTREGAM

Com a convocação para as Olimpíadas de Tóquio, o RB Bragantino perde a grande estrela Claudinho. O jogador deve desfalcar o time por, pelo menos, quatro jogos, mas o comandante sabe que as peças de reposição têm totais condições.

“Na ausência dele (Claudinho) pode ser Praxedes, Eric Ramires, Pedrinho. A gente tem um leque de opções e, também, sempre leva em conta o adversário e como vai ser o jogo.”

Imagem
Foto: Twitter oficial do RB Bragantino

O leque de opões não está somente na troca de um atleta por outro, mas, também, nos diferentes modos de atuar. Em um campeonato de pontos corridos, isso pode custar título.

“Qualquer competição exige adaptação e a gente já atuou de diferentes formas, alterando as nuances com aquilo que é o melhor para a equipe. Mesmo sem tempo para treinar os jogadores assimilam as mudanças”

FALTA CRITÉRIO

Mauricio Barbieri ainda desabafou sobre a arbitragem no Brasil. Apesar da extensão continental e das diversas federações, o treinador entende que é possível melhorar.

“Em alguns momentos há uma confusão de critérios e os outros treinadores também sentem isso. Creio que seria importante definir melhor os critérios, tudo ficaria mais confortável.”

O líder RB Bragantino volta a campo na quarta-feira (7) contra o Cuiabá pela décima rodada do Campeonato Brasileiro Série A. A partida acontece em Bragança Paulista, às 18 horas.

Confira também: