Tradição no futebol do interior, Noroeste completa 110 anos

Mesmo com altos e baixos ao longo da história, equipe de Bauru tem forte legado no interior

Mesmo com altos e baixos ao longo da história, equipe de Bauru tem forte legado no interior

0002050487905 img

Bauru, SP, 01 (AFI) – Inspirados na estrada de ferro Noroeste do Brasil, trabalhadores do local fundaram o Esporte Clube Noroeste, que nesta terça-feira (01) completa 110 anos de história. Mesmo entre altos e baixos no futebol paulista, não abandona sua tradição.

Disputando torneios pelo interior, a primeira taça da história do clube veio em 1943, cinco anos antes da profissionalização. A final do Campeonato do Interior daquele ano foi diante do Guarani, vencendo a primeira por 1 a 0 e segurando o empate sem gols no jogo de volta. Depois de 1948, passou a ter dois elencos distintos: um profissional que disputava o Campeonato Paulista e o outro, amador, para disputar torneios em Bauru.

 Tradição no futebol do interior, Noroeste completa 110 anos (Foto: Bruno Freitas/Noroeste)

Tradição no futebol do interior, Noroeste completa 110 anos (Foto: Bruno Freitas/Noroeste)

Com a equipe profissional, o primeiro título veio cinco anos mais tarde, em 1953, quando venceu a Segunda Divisão, vencendo oito dos 10 jogos que teve durante a fase final do torneio, mostrando sua força diante de grandes times do interior, como Ferroviária, Paulista e Bragantino. Esta era a primeira vez que o clube alvirrubro chegava à elite paulista, conseguindo se manter por mais de 12 anos, com campanhas de destaque no meio do caminho.

Em 1978, o clube disputou o Brasileirão, e também acumula outras participações na Série B e Série C nacional, além de jogar três vezes a Copa do Brasil.

NA ELITE
Em sua história, disputou o Paulistão em 37 oportunidades, sendo 4º colocado em 2006. A última vez que esteve na elite estadual foi em 2011. Atualmente disputa o Paulistão A3, sendo o líder do campeonato e aguardando a retomada do torneio.

player