Torcida se mobiliza e cria espaço para evitar o fim da Portuguesa

Lusitanos apresentam ideias para profissionalizar o futebol, modernizar a gestão e aumentar a participação das arquibancadas

Lusitanos apresentam ideias para profissionalizar o futebol, modernizar a gestão e aumentar a participação das arquibancadas

0002050268815 img

São Paulo, SP, 21 (AFI) – A torcida criou um espaço na internet para que sejam apresentadas e discutidas propostas para tirar a Portuguesa da pior crise em 97 anos de história. O site “Lusa: passado, presente e futuro” tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre o que precisa mudar no clube. Seja no aprimoramento da gestão, na profissionalização do futebol, na modernização dos estatutos, no aumento de fontes de receita, na remodelação do Canindé, na preservação do patrimônio ou na participação dos sócio-torcedores na vida da Rubro-Verde.

A ideia surgiu em um encontro realizado pela torcida no dia 19 de agosto, no auditório do Museu do Futebol, quando mais de 300 lusitanos debateram os rumos da Portuguesa por mais de três horas. Na ocasião, ídolos, torcedores e jornalistas apresentaram ideias e propostas para o clube ressurgir.

A conclusão do evento “Lusa: passado, presente e futuro” foi de que as arquibancadas precisavam dar continuidade àquelas reflexões e não deixar os projetos parados apenas no campo das ideias.

0002050268815 img

A meta é levá-las adiante. Mas, antes, é preciso apresentar, discutir e organizar. As propostas podem ser enviadas (no corpo do e-mail, em Word, Power Point, PDF e afins) para [email protected]

O evento foi idealizado pela própria torcida, abraçado pelo Museu do Futebol e organizado em conjunto com o Acervo da Bola e o Museu Histórico da Portuguesa. O Acervo da Bola, aliás, foi que se disponibilizou a criar o site “Lusa: passado, presente e futuro” para reunir os principais pontos discutidos no encontro de agosto e receber projetos de torcedores. Trata-se de um espaço para apresentar, debater e organizar ideias, sem qualquer cunho político ou envolvimento com grupos políticos que atuam no Canindé. Totalmente independente.

Em menos de cinco anos, a Lusa saiu da elite do futebol brasileiro e chegou a uma situação em que não tem mais divisão nacional a disputar. O terreno do clube corre risco de ir a leilão e a diretoria já admite discutir inclusive o fim do futebol. O objetivo é mostrar que a torcida está não apenas preocupada com os rumos da Portuguesa, mas principalmente pensando em soluções e propondo saídas para uma crise tão severa.

cleardot