Tombense 2 x 2 Grêmio - Time mineiro se livra da degola
O Tombense, com 45 pontos, em 14.º lugar, fará apenas um ‘jogo amistoso’ na última rodada quando vai sair diante do Criciúma
O resultado manteve o Grêmio na vice-liderança com 62 pontos, um na frente do Bahia, que empatou por 1 a 1 com o Guarani
Muriaé, MG, 28 (AFI) – Com algumas surpresas na escalação e com a orientação do técnico Renato Gaúcho para ‘jogar leve’ por já ter garantido o acesso para a elite nacional, o Grêmio empatou com o Tombense, por 2 a 2, nesta sexta-feira à noite, no estádio Soares de Azevedo, em Muriaé (MG) pela 37.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
O resultado manteve o Grêmio na vice-liderança com 62 pontos, um na frente do Bahia, que empatou por 1 a 1 com o Guarani, na Fonte Nova. Com cinco jogos sem perder, o time gaúcho agora só espera festejar com a sua torcida na última rodada, quando vai receber o rebaixado Brusque, na Arena Grêmio, dia 3, quinta-feira, às 20h.
O Tombense também saiu de campo relaxado, porque somou o ponto que faltava para não correr mais risco de rebaixamento. Com 45 pontos, em 14.º lugar, fará apenas um ‘jogo amistoso’ na última rodada quando vai sair diante do Criciúma. O time mineiro completou cinco jogos sem vencer, com três derrotas e dois empates.
BEM RELAXADO
O time gaúcho começou o jogo relaxado, como pediu seu técnico. E ainda contou com uma ajudinha do árbitro Paulo Roberto Alves Junior (PR) que numa disputa de ombro entre Diego Ferreira e Elkeson, do Grêmio, viu um pênalti.
Não adiantaram as reclamações dos jogadores da casa e nem o VAR foi acionado, dando ao árbitro o direito de interpretação. Na cobrança, Elkeson bate forte e no alto, no lado direito do goleiro Felipe Garcia: 1 a 0, aos seis minutos.
O Tombense ficou nervoso e o Grêmio se aproveitou para tocar a bola e manter sua força ofensiva. Aos 15 minutos, outro pênalti para os gaúchos. Desta vez, o volante Zé Ricardo pisou no pé direito de Elkeson, dentro da área. O VAR confirmou o pênalti, cobrado desta vez pelo jovem Gabriel Silva que chutou à meia altura no canto direito do goleiro: 2 a 0, aos 16 minutos.
Na frente no placar, o Grêmio recuou, até mesmo sentindo a pressão do tombense, que diminuiu aos 28 minutos. O meia Jean Lucas dominou a bola na intermediária e, sem marcação, soltou a bomba no alto e sem chances de defesa para Gabriel Grando.
AO ATAQUE !
No segundo tempo, o time mineiro adiantou a marcação e acuou o Grêmio em seu campo defensivo. Mas os gaúchos souberam bem se fechar, não permitindo as finalizações.
A melhor chance do empate aconteceu aos 24 minutos, numa furada incrível de cabeça do zagueiro Roger Carvalho. Após levantamento do lado esquerdo, o goleiro Gabriel Grando tentou socar e perdeu o tempo da bola que subiu bem alta. O zagueiro Roger Carvalho, na pequena área, subiu sozinho para cabecear, mas atrapalhado pela luz ou algo parecido errou feio.
O empate estava maduro e saiu aos 31 minutos. O levantamento, desta vez, saiu do lado direito e do outro lado keké conseguiu cabecear para o alto. A defesa não cortou e do outro lado apareceu Renatinho que deu um leve toque por cima na saída desesperada de Gabriel Grando.
SUMIU A BOLA?
Depois disso, debaixo de chuva, não houve mais jogo para o Tombense. O time recuou, mostrou garra na marcação e usou de catimba, como esconder a bola de jogo e fazer cera, para segurar o ‘empate salvador’ nesta rodada. O Grêmio não se importou e não forçou e viu, ao apito final, a comemoração dos mineiros.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 37ª
- Data:
- 28/10/2022
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Paulo Roberto Alves Junior (PR)
- Assistentes:
- Rafael Trombeta (PR) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE)
- Cartões Amarelos:
- Tombense: Everton Galdino, Ednei e Diego Ferreira
- Grêmio: Gabriel Silva e Bruno Alves
- GOLS:
- Grêmio: Elkeson 6’/1T (p) e Gabriel Silva 16’/1T (p)
- Tombense: jean Lucas 28’/1T e Renatinho 31’/2T
- Estádio:
- Arena Fonte Nova
- Local:
- Salvador (BA)