Tomás Cuello fala sobre adaptação ao Atlético-MG, sonho europeu e nível do Brasileirão
O argentino de 25 anos foi contratado junto ao Athletico-PR por US$ 6 milhões e rapidamente se firmou na equipe titular, disputando oito partidas no Campeonato Mineiro

Belo Horizonte, MG, 24, (AFI) – Destaque do Atlético-MG no título estadual, Tomás Cuello se adaptou rapidamente ao Galo e tem sido peça-chave no esquema do time comandado por Cuca.
O argentino de 25 anos foi contratado junto ao Athletico-PR por US$ 6 milhões e rapidamente se firmou na equipe titular, disputando oito partidas no Campeonato Mineiro, com dois gols e 16 passes decisivos, o maior número da competição.
Em entrevista ao jornal Olé, Cuello revelou que a experiência prévia no futebol brasileiro foi essencial para sua rápida adaptação ao Galo.
“O carinho que recebi desde o início foi fundamental, mas já conhecer o futebol brasileiro, o ambiente e a competitividade do torneio facilitou muito. O clube me recebeu de braços abertos, dos jogadores à comissão técnica e todos que trabalham no profissional. Isso ajuda dentro e fora de campo.”
COMPETITIVIDADE NO BRASIL
Com passagens por Atlético Tucumán, Red Bull Bragantino e Athletico-PR, Cuello também comentou sobre a diferença entre os campeonatos brasileiro e argentino. Ele concorda com a visão de Agustín Rossi, goleiro do Flamengo, de que o Brasileirão está “dois degraus acima” em organização, mas vê o futebol argentino igualmente competitivo dentro de campo.
“No Brasil, o modelo de pontos corridos com 20 clubes é muito bem estruturado, como na Premier League. Isso faz com que todos os times estejam sempre brigando por algo. Já na Argentina, há uma grande quantidade de clubes e um formato de torneio que muda constantemente. Isso impacta a organização, mas não a qualidade do futebol. A Argentina sempre foi protagonista, e dentro de campo, os jogos seguem muito equilibrados.”
SONHO EUROPEU E FUTURO
Com contrato até 2028, Cuello mantém o sonho de atuar na Europa, mas não tem pressa para deixar o Brasil. Ele vê o Atlético-MG como um clube onde pode continuar crescendo e conquistando títulos.
“Todo jogador sonha em jogar na Europa, e eu não sou diferente. Mas sei que, com a idade avançando, pode se tornar mais difícil. No entanto, sigo trabalhando para continuar crescendo. O Brasileirão é uma liga gigante, uma das cinco melhores do mundo. Quero ganhar títulos aqui e, se surgir a oportunidade de dar o salto, ficarei muito feliz.”
FOCO NA SUL-AMERICANA
Após a decepção na final da Libertadores de 2024, Cuello vê a Copa Sul-Americana de 2025 como um dos principais objetivos do Atlético-MG. Apesar de cair em um grupo considerado acessível, com Iquique (CHI), Caracas (VEN) e Cienciano (PER), o meia-atacante alerta para a necessidade de encarar cada partida com seriedade.
“Em 2022, quando joguei a Libertadores, pegamos o The Strongest na altitude e perdemos de 5 a 0. No final, passamos por pouco. Então, não podemos subestimar ninguém. Nosso objetivo é fazer uma grande campanha e garantir o primeiro lugar do grupo.”
DESTAQUE ARGENTINO
O futebol brasileiro tem atraído cada vez mais técnicos e jogadores argentinos, e Cuello acredita que isso se deve ao reconhecimento do trabalho dos profissionais do país.
“Os treinadores argentinos ganharam muito respeito no Brasil. Vojvoda, Ramón Díaz, Zubeldía, Coudet… todos eles deixaram sua marca. E, se você observar, há poucos técnicos brasileiros nos grandes clubes. Muitos são portugueses, o que mostra que o mercado está muito aberto.”
Quando questionado sobre quem são os melhores jogadores atuando no Brasil, Cuello não hesitou em exaltar seu companheiro de time Hulk e apontou Rodrigo Garro, do Corinthians, como o argentino mais impactante na última temporada.
“Para mim, Hulk é o melhor do Brasil, os números dele falam por si só. Entre os argentinos, Garro fez um grande Brasileirão no ano passado. Cano também foi impressionante em 2023, levando o Fluminense ao título da Libertadores. E Agustín Rossi tem feito um ótimo trabalho no Flamengo.”
Com a confiança da torcida e o respaldo do técnico Cuca, Cuello se tornou um dos principais nomes do Atlético-MG nesta temporada. Agora, ele mira novos títulos e segue em busca de evoluir ainda mais no futebol brasileiro.