Título do São Paulo anima Botafogo-SP e Mirassol por vaga na Copa do Brasil de 2024. Entenda!

Antes, até o torneio de 2023, as vagas eram distribuídas via ranking nacional dos clubes. Mas, à partir de 2024 será diferente

As vagas estão sendo distribuídas pelas federações por meio das performances dos clubes nos respectivos estaduais

Campeão
Calleri ficou de fora da lista, mesmo após marcar no primeiro jogo da final (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 25 (AFI) – O título inédito do São Paulo na Copa do Brasil, conquistado em cima do Flamengo na tarde deste domingo (24), pode mudar o destino de alguns clubes do interior paulista em 2024. Isso porque os critérios da CBF para a classificação para o torneio nacional mudaram à partir deste ano.

Antes, até o torneio de 2023, as vagas eram distribuídas via ranking nacional dos clubes. Mas, à partir de 2024 será diferente. As vagas estão sendo distribuídas pelas federações por meio das performances dos clubes nos respectivos estaduais.

Com isso, após o final do Paulistão deste ano, a FPF (Federação Paulista de Futebol) destinou cinco vagas para os melhores colocados e reservou outra para o campeão ou vice da Copa Paulista. Ou seja, consequentemente, Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo garantiram vagas pelos seus desempenhos no estadual.

Porém, tudo ainda pode mudar, já que Palmeiras e Red Bull Bragantino podem garantir vagas de outra forma. O time alviverde terá lugar garantido na Copa do Brasil se for campeão da Libertadores ou termine no G6 do Brasileirão, o que é claramente possível.

O Red Bull Bragantino, por sua vez, que atualmente está na quarta colocação do Brasileirão também tem chances caso termine no G6 do Brasileirão. E sendo assim, duas vagas ficariam da FPF em aberto.

Sendo assim, São Paulo e Corinthians, sexto e sétimos colocados gerais herdariam a vaga. Porém, o time do Morumbi já está garantido após ser campeão da Copa do Brasil deste ano. E, o time da Neo Química Arena, pode se garantir também caso vença a Copa Sul-Americana.

Com isso, Botafogo-SP e Mirassol, que terminaram como oitava e nona classificação geral, seguem com chances de ficarem com vaga. O Guarani, décimo, não tem mais essa chance e só irá disputar a Copa do Brasil caso seja campeão da Série B do Campeonato Brasileiro.

VEJA A SITUAÇÃO DA CADA TIME VIA PAULISTÃO:
1º – Palmeiras (pode garantir vaga sendo campeão da Libertadores ou ficando no G6 do Brasileirão)
2º – Água Santa
3º – Red Bull Bragantino (pode garantir vaga ficando no G6 do Brasileirão
4º – Ituano
5º – São Bernardo
6º – São Paulo (classificado como campeão da Copa do Brasil de 2024)
7º – Corinthians (deve herdar a quinta vaga, mas pode se classificar também se for campeão da Sul-Americana)
8º – Botafogo-SP
9º – Mirassol

Confira também: