Times mineiros irão brigar na justiça por vaga na Série D

Tudo por conta de uma confusão feita pela própria Federação Mineira de Futebol

Troféu da Série D
Troféu da Série D. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Belo Horizonte, MG, 12 (AFI) – E a briga na justiça para saber quem irá ficar com a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 continua em Minas Gerais. Tudo porque a Federação Mineira de Futebol colocou o Democrata de Governador Valadares com a vaga em detrimento do Villa nova, que ficou numa posição melhor na primeira fase do Troféu da Inconfidência.

O clube de Nova Lima, informou por meio de nota oficial que irá adotar medidas legais cabíveis contra a federação.

Troféu da Série D
Times mineiros irão brigar na justiça por vaga na Série D. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A questão toda é: O Troféu Inconfidência faz parte do Campeonato Mineiro?

Bom, no Regulamento do Campeonato Mineiro fala que além da competição principal, o “campeão do interior”, a “Recopa do Interior” e o “Troféu Inconfidência”, são parte do campeonato.

Já sobre a classificação para a Série D está contida no art. 68 do regulamento da Competição.

Art. 68 – Para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, a FMF indicará à CBF os clubes melhores colocados no Campeonato, excluídos os que já integram as Séries A, B e C, do Campeonato Brasileiro, salvo se houver regra da entidade nacional em contrário.

Logo, entende-se que a vaga para a Série D seria concedida ao clube que fosse melhor colocado no campeonato que não estivesse participando de alguma Série do Campeonato Brasileiro.

Mas o próprio regulamento é confuso, uma vez que o art. 67 separa os dois campeonatos como se fossem independentes.

Art. 67 – Encerrado o Campeonato, bem como o Troféu Inconfidência, a DCO publicará a classificação final e a homologará, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

Além disso, os gols marcados no Troféu Inconfidência não são contabilizados para a artilharia do Campeonato Mineiro, e o próprio regulamento define em seus arts. 23 e 26 isso.

Art. 23 – Caso o Estado de Minas Gerais tenha direito à 5ª (quinta) ou mais vagas para a Copa do Brasil 2023, estas poderão ser designadas pela colocação final do Troféu Inconfidência 2022.

Art. 26 – Os clubes (Campeão do Interior e Campeão do Troféu Inconfidência) disputarão o título de Campeão da Recopa do Interior em jogo único, com mando de campo do clube “Campeão do Interior”  

Trazendo para a linguagem popular: o Troféu Inconfidência é uma competição contida no Campeonato Mineiro que serve apenas para classificar times para a “Recopa do Interior” e para a Copa do Brasil.

Confira também: