Times do Distrito Federal conhecem rivais da Copinha 2024
Gama está no grupo do Ceará, enquanto Capital e Canaã encaram, respectivamente, América-MG e Coritiba, na primeira fase do torneio
Representantes do Distrito Federal não terão vida fácil na disputa da Copinha de 2024
Brasília, DF, 22 (AFI) – Gama, Capital e Canaã, representantes do Distrito Federal na Copa São Paulo de Futebol Júnior, conheceram seus adversários na primeira fase da principal competição de categoria de base do país. De acordo com sorteio realizando na Federação Paulista de Futebol (FPF) ficaram definidos todos os chaveamentos dos 128 clubes, bem como as sedes em que as equipes vão ficar hospedadas.
Dessa forma, o Gama, campeão do Candanguinho su-20 fica em Leme, está no Grupo 8 e enfrenta o time da casa, Lemense, Ceará e Rondoniense. Já o Capital vai para a cidade de Tietê no Grupo 15, na mesma chave que tem o Conercial Tietê, América-MG e Ivinhema (MS). O Canaã, que ganhou uma vaga, fica no Grupo 31 sediado em Juventus e encara, na primeira fase a equipe da casa, o Coritiba e o Monte Azul (SP).
DISTRITO FEDERAL REPRESENTADO NA COPINHA
Principal torneio de base do Brasil, a Copinha, como é popularmente conhecida, revela novos talentos do futebol brasileiro ano após ano. O nome a despontar mais recentemente após o torneio é o do futuro atacante do Real Madri e da Seleção, o brasiliense Endrick.
A 54ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior vai contar com a participação de 128 clubes, que serão divididos igualmente em 32 grupos. O torneio acontecerá entre os dias 2 e 25 de janeiro.
Classificam-se para o mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave. A partida da segunda fase, os confrontos serão eliminatórios e definidos em jogos únicos. Em caso de empate, uma disputa de pênaltis definirá o classificado.
O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, tem o desejo de que a final seja realizada no Estádio do Pacaembu, que está passando por reformas desde junho de 2021.
O maior campeão da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior é o Corinthians (dez vezes), que não ganha desde 2017. Já o rival Palmeiras conquistou as últimas duas edições e chega como um dos favoritos.
PREPARAÇÃO DAS EQUIPES CANDANGAS
Último a se apresentar dos três times do DF, o Gama começou a trabalhar somente no início de novembro. O time teve volta de atletas emprestamos, negociou com reforços, mas perdeu peças para o profissional do arquirrival Brasiliense. Totalizando 27 atletas.
O Canaã estava em atividade, ficando com o vice-campeando da Copa Brasília, perdendo na final para o BNT. Cerca de 30 jogadores estão em atividade na equipe.
Já o Capital está em plena atividade desde setembro.
Com gols de Bala e Rian Pablo, o Capital venceu o BTN na manhã desta quarta-feira (22), em amistoso disputado do Setor de Clubes Sul. Foi a quinta vitória em cinco jogos, com um total de 33 gols anotados e nenhum sofrido. Os duelos fazem parte da preparação da equipe para a Copa São Paulo de Futebol Sub-20, em janeiro do próximo ano.
No intuito de se tornar o novo craque do momento, os Crias da Coruja seguem em treinamentos intensos. O próximo compromisso, inclusive, já está agendado. Ocorre na próxima quarta-feira (29), contra o Brasiliense, que não se classificou para a Copinha 2024.
Artilheiro da equipe sub-20 do Capital na temporada, com 26 gols em partidas oficiais, o atacante Rian comenta o trabalho realizado desde o início de outubro. “Estamos nos dedicando todos os dias ao máximo possível para chegarmos bem na competição”, afirma. “Esses bons resultados nos amistoso são fruto do nosso foco durante os treinos”, complementa o jogador já contratado pela equipe profissional do Capital para a disputa do Campeonato Candango 2024.
Muito exigente dentro e fora de campo, o técnico Aurélio Ferreira quer ainda mais dos atletas. “O nível da preparação está razoável no momento, mas evidentemente, que estamos trabalhando para melhorá-lo”, pondera o treinador cara fechada, carinhosamente chamado de Thanos pelo grupo, em alusão ao maldoso algoz dos heróis Vingadores.
De acordo com o comandante, os próximos passos são aperfeiçoar as partes física, técnica e tática. “A repetição leva à perfeição”, discursa Aurélio.
Atualmente o Capital conta com 23 jogadores, além de alguns atletas da equipe sub-17 em fase de transição. Recentemente, chegaram ao Tricolor o goleiro Fernando (Inter de Limeira/SP), o zagueiro Lorente (Operário de Carapó/MS), o lateral Thawan (Atlético Pontalinense/GO) o volante Rodrigo Soares (Aruc/DF), o atacante Luan (Audax/RJ) e o meia Etcheverry (Vilaverdense/Portugal).
Confira também:
- Série B: "O Ceará precisa ser reconstruído", afirma Vagner Mancini
- Carioca: Volta Redonda contrata goleiro ex-Goiás, Cuiabá e Portuguesa-RJ
- BRASILEIRÃO: Botafogo quer retomar liderança; Bragantino pode empatar com o Palmeiras
- Flamengo x Red Bull Bragantino - Veja onde assistir, escalações e arbitragem
- Deyverson e mais: Confira andamento das transferências no Cuiabá para 2024