Time tradicional de Minas Gerais desiste do futebol profissional em 2023

Na nota, o clube declarou frustração por não poder participar da competição, mas alegou que neste momento não tem recursos para colocar uma equipe profissional em campo, para jogar de forma digna como o Uberaba merece

O Uberaba em 2022 montou uma equipe cujo objetivo era retornar a elite do futebol mineiro, mas acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão - terceira e última divisão do futebol estadual

Uberaba Minas Gerais
Time tradicional de Minas Gerais desiste do futebol profissional em 2023

Uberaba, MG, 26 (AFI) – O Uberaba, equipe do triângulo mineiro e um dos clubes mais tradicionais do interior brasileiro, anunciou nesta sexta-feira (26), em nota oficial divulgada nas redes sociais, que não participará da Terceira Divisão do Futebol Mineiro nesta temporada.

Em 2022, o Uberaba montou uma equipe cujo objetivo era retornar a elite do futebol mineiro, mas acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão – terceira e última divisão do futebol estadual.

Nos anos 70/90, o clube teve grande destaque, chegando a conquistar títulos do interior e Copa Minas Gerais, além de ter participado do Campeonato Brasileiro da Série A. Mas, nos últimos 10 anos teve dificuldades nos certames estaduais.

Na nota, o clube declarou frustração por não poder participar da competição, mas alegou que neste momento não tem recursos para colocar uma equipe profissional em campo, para jogar de forma digna como o Uberaba merece.

LEIA A NOTA OFICIAL DO UBERABA:
Em resultado da reunião que visou a definição de participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023, o Comitê Gestor do Uberaba Sport Club comunica:

Sobre os princípios estatutários da boa gestão e da eficiência das ações e observando o considerável aumento anual do custo necessário para manter uma equipe profissional se compreende que a grande necessidade em equilibrar a parte orçamentária-financeira tem sido um grande desafio.

Outrossim destacamos que o acúmulo de ações judiciais ao longo dos anos e a impossibilidade do clube em arcar com as vultuosas dívidas somadas às custas fixas e aos constantes bloqueios judiciais de verbas de patrocínio e arrecadação da bilheteria, tornam inviável a participação do clube neste certame.

Declaramos nossa imensa frustração e tristeza, assim como todos os torcedores, porém as obrigações que levam a necessária busca do equilíbrio econômico-financeiro do Uberaba Sport Club nos impedem do intento, uma vez que os reflexos herdados em dispêndios estão sendo gradativamente sanados dentro da realidade do clube.

Ademais, cabe ainda ressaltar que, na hipotética participação e, no decorrer da competição não houver o cumprimento ao estabelecido pela Federação Mineira de Futebol, o ônus acarretado será muito maior que a decisão apresentada.

Ingressar em uma competição para mera disputa e cumprimento de tabela nunca fez parte das tradições do Uberaba Sport Club, e não compreende naquilo que nossos torcedores e associados esperam e merecem.

Portanto, este Comitê Gestor optou pela não participação no Campeonato Mineiro da 2ª divisão/2023.

Entendendo que esta tenha sido a decisão mais coerente e sensata, contamos com apoio e compreensão de todos, na expectativa de um breve retorno às atividades profissionais desta instituição centenária.

Comitê Gestor
Uberaba Sport Club

Confira também: