Agora é oficial! Casa Soccer apresenta ex-zagueiro do Santos no Tigres do México

Além disso, Sporting, de Portugal, Olympiacos, da Grécia, e Krasnodar, da Rússia, foram alguns dos clubes que desejavam contratar o atleta

O jogador iniciou sua carreira na base do URT-MG até chegar ao Paulista de Jundiaí, Murici-AL, São José-SP e Botafogo-PB

Zagueiro
Foto: Divulgação

São Paulo, SP , 01 (AFI) – Agora é oficial: o zagueiro Joaquim, de 25 anos e 1,90 m de altura, se apresentou na manhã desta quinta-feira (1) ao seu novo clube, o Tigres, do México, com contrato assinado até meados de 2027, na maior transação de um zagueiro na história do Santos.

O jogador já vinha despertando interesse no futebol nacional e internacional. Flamengo, e agora recentemente Botafogo-RJ e Bahia tiveram interesse no atleta. Além disso, Sporting, de Portugal, Olympiacos, da Grécia, e Krasnodar, da Rússia, foram alguns dos clubes que desejavam contratar o atleta, mas o destino do jogador nas próximas três temporadas será no Tigres, do México.

Após o anúncio do time mexicano sobre a contratação de Joaquim, o atleta foi apresentado oficialmente no clube pelo empresário Luis Carvalho, da empresa Casa Soccer, e CH Esportes, do também empresário Cristiano Hosken. Joaquim já realizou exames médicos, conheceu as instalações do seu novo clube e assinou contrato até o meio de 2027. “Muito feliz em vestir a camisa do Tigres, que é um grande clube. É uma felicidade imensa poder estar aqui para defender essas cores com muita garra e muita paixão. Quero fazer história aqui. Vim para ser campeão, vim para deixar meu nome no Tigres e sei que é um clube no qual eu vou ser muito feliz”, disse o zagueiro Joaquim.

Com a camisa do Santos, o zagueiro atuou em 66 jogos, marcou seis gols e fez quatro assistências. Foram pouco menos de um ano e meio no Peixe. Chegou em fevereiro de 2023, disputou o Campeonato Brasileiro Série A, Série B, Sul-Americana, Copa do Brasil e, em 2024, foi vice-campeão paulista e eleito o melhor zagueiro da competição.

Sobre Joaquim:

O jogador iniciou sua carreira na base do URT-MG até chegar ao Paulista de Jundiaí, Murici-AL, São José-SP e Botafogo-PB. Foi contratado pelo Cuiabá-MT para o time sub-23 e emprestado ao Botafogo-SP. Retornou ao time mato-grossense, onde jogou 47 partidas e deu uma assistência. Chamou a atenção do Santos, que contratou o atleta, e agora negociou com o Tigres-MEX.

Em janeiro de 2024, a CIES (Centro Internacional de Estudos do Esporte) divulgou o Top-10 de um estudo sobre os melhores zagueiros do mundo em duelos aéreos, e o zagueiro Joaquim, pelo Santos, ficou na 8ª posição, sendo o melhor brasileiro na lista, ao lado de grandes nomes do futebol mundial como Van Dijk, do Liverpool, Kim Min-Jae, do Bayern, e Sérgio Ramos, do Sevilla.

O 447ª Post Semanal do Observatório de Futebol do CIES apresentou, na oportunidade, os 100 zagueiros do mundo com as melhores estatísticas de jogo aéreo, segundo índice calculado a partir do número de duelos aéreos vencidos, em relação ao tempo de jogo e à frequência de duelos aéreos na equipe, a porcentagem de duelos aéreos vencidos e o nível desportivo dos jogos disputados.

Segundo os estudos, o ex-camisa 28 do Peixe teve uma taxa de cerca de 5,22 duelos ganhos por partida, resultando em uma média de 67% de disputas aéreas vencidas pelo jogador de 25 anos, o que o colocou como o brasileiro mais bem posicionado do ranking. No top 10 mundial, ele foi o 1º colocado a nível nacional.

IMG 20240801 WA0005
Agora é oficial! Casa Soccer apresenta ex-zagueiro do Santos no Tigres do México 3

Confira também: