Tencati deixa comando do Criciúma após 3 anos e escreve carta de despedida
Tencati, que não conseguiu evitar o rebaixamento do Criciúma nesta temporada, estava no cargo desde 2021 e vinha sendo um dos treinadores mais longevos do país
Ao todo, Tencati fez 174 jogos à frente do Criciúma e se tornou o segundo técnico com mais jogos à frente do clube na história
Criciúma, SC, 09 (AFI) – Claudio Tencati não é mais o técnico do Criciúma. Ele entregou o cargo logo após a derrota para o Red Bull Bragantino, pelo placar de 5 a 1, neste domingo (08), em duelo que foi válido pela 38ª e última rodada do Brasileirão. O histórico comandante, que não conseguiu evitar o rebaixamento nesta temporada, estava no cargo desde 2021 e vinha sendo um dos treinadores mais longevos do país.
Foi sob seu comando que o Criciúma subiu da Série C para a Série B naquele ano. Posteriormente, em 2023, levou o Criciúma de volta à tão sonhada elite nacional. Além disso, empilhou outros títulos: bi campeão catarinense (2023 e 2024), campeão da Série B catarinense (2022) e Recopa Catarinense (2024).
Ao todo, Tencati fez 174 jogos à frente do Criciúma e se tornou o segundo técnico com mais jogos à frente do clube na história. Mesmo assim, o treinador fez questão de deixar uma carta de despedida, que é direcionada principalmente aos torcedores. Em entrevista na saída do gramado, ele pediu desculpas e explicou que não teria forças para montar uma nova equipe em menos de 30 dias após esse doloroso rebaixamento.
“Nossa desculpa para nossa torcida. É vergonhoso o que a gente passou nessa reta final. Fizemos grande parte da competição com honra, disciplina e nessa reta final deixamos a desejar. Por isso, neste momento eu não tenho condições de permanecer à frente do clube”, disse o treinador.
Em suas redes sociais, o Criciúma fez uma postagem em agradecimento ao treinador e ao auxiliar técnico Alessio Antunes, que também está de saída do clube.”Cláudio Tencati e Alessio Antunes encerram sua passagem pelo Criciúma após 174 jogos. Foram fundamentais para conquistas históricas, como acessos à Série A e títulos estaduais. Agradecemos pela dedicação e por tudo que fizeram pelo Tigre”.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
LEIA NA ÍNTEGRA A CARTA DE DESPEDIDA DE TENCATI
Torcedor do Tigre, essa é para você
Os últimos três anos foram um sonho bom. Foram 174 jogos à frente de um clube que aprendi a amar. Juntos, vivemos momentos inesquecíveis: conquistamos o título do Campeonato Catarinense e da Recopa Catarinense, além de acessos que recolocam o Criciúma entre os maiores cenários do futebol estadual e nacional.
Peço que, no futuro, se falarem do Cláudio Tencati, lembrem-se de dias como aquele 18 de novembro, que nos encheram de orgulho e marcaram nossa caminhada. Nosso conto termina aqui, mas o sonho de ver o Criciúma forte e vencedor continua.
Muito obrigado por cada aplauso, cada canto, cada empurrão vindo das arquibancadas. Levo comigo o período mais feliz da minha vida.
Do amigo, treinador e, agora, torcedor, Cláudio Aparecido Tencati.