Técnicos dos grandes viram atrações na disputa pelo Paulistão
Felipão com três times; Carille como esperança; Jardine como renovação e Sampoli como o gringo que entrou em fria
Felipão com três times; Carille como esperança; Jardine como renovação e Sampoli como o gringo que entrou em fria
Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos iniciam neste final de semana o Campeonato Paulista de 2019 como grandes favoritos. Primeiro porque têm mais tradição, dinheiro e elenco melhor qualificados. E segundo porque são os clubes de maior torcida no futebol paulista e terão sempre maior número de torcedores no estádio quando enfrentarem os times de menor prestígio.
Ainda assim, como acontece quase todo ano, há uma expectativa de que uma ou outra surpresa pode acontecer entre os clubes que chegarão a fase mais importante do campeonato. Na primeira rodada só o Palmeiras joga fora. Os outros três terão o privilégio de mandar seus jogos em casa (o que quase sempre ajuda!).
GRANDES EM CASA
Dos oito jogos programados, quatro serão no sábado, três no domingo e um na segunda-feira à noite. No sábado, por exemplo, o Santos recebe a Ferroviária, de Araraquara, as 17 horas, em Vila Belmiro. Time do argentino Sampaoli é favorito.
O São Paulo joga no Pacaembu as 19h30 (Morumbi está em reformas) também com boas possibilidades de faturar os três pontos.
Seu adversário, o Mirassol, pode até exigir muito do time de André Jardine mas, no final, muito provavelmente, o Tricolor paulistano ficará com os três pontos.
TIMÃO E VERDÃO
No domingo estreiam o Corinthians e o Palmeiras,. Timão, que trouxe de volta o técnico Carille, um vencedor, enfrenta as 17 horas, o São Caetano, que não tem o mesmo pique de antigamente. Um jogo em que, se produzir parte do que sabe e ao nível dos jogadores que tem, deverá ser vencido pelo Corinthians.
Já o Palmeiras enfrenta o Red Bull, as 19 horas, numa partida em que mesmo fora, tem todas as condições de vencer. O Verdão, por sinal, é o maior favorito ao título desta competição, porque hoje , depois das contratações feitas, tem três times inteiros de excelente nível, que poderão ganhar um número incrível de títulos na atual temporada.
OUTROS JOGOS
Outros jogos da rodada: no sábado, as 16h30, a Ponte Preta enfrenta o Oeste. Como jogo será em Campinas, favoritismo é todo da Macaca.
O Bragantino, por sua vez, recebe o Guarani, em Bragança, no sábado as 21h30, numa partida que mesmo em Bragança, tem tudo para ser vencida pelo time de Campinas que tem melhor elenco e melhor estrutura.
Em Ribeirão Preto, no domingo, às 11 horas da manhã, o Botafogo encara o São Bento, de Sorocaba. Jogo difícil para os dois times mas com tendência de vitória do mandante.
Finalmente, na segunda, as 20 horas, o Ituano enfrenta o Novorizontino, em casa. Acredito que apesar das dificuldades de toda estreia, o time da casa deve ganhar essa partida. É jogo exclusivo do SporTV.
C * U * R * T * A * S
TRÊS TIMES
* DISSE acima que o Palmeiras é o grande favorito ao título paulista de 2019. Digo isso baseado no fato de que em 2018 o Verdão já tinha dois times de excelente nível. Graças a isso foi o lídimo campeão brasileiro da temporada.
Neste ano, Felipão terá um elenco ainda mais competente e recheado de bons jogadores. Por isso aposto sem medo de errar que, no mínimo, o Palmeiras será finalista do campeonato. Vai disputar a final. Quem será seu adversário na decisão eu não sei., Mas sei que o melhor time desse Estadual é mesmo o Palmeiras.
BONS REFORÇOS
* CORINTHIANS fez um grande número de contratações. Não contratou muitos medalhões, mas jogadores de certa qualidade que, se conseguirem se adaptar ao esquema de Fábio Carille, poderão levar o time da fiel aos primeiros lugares de seu grupo e, na sequência, aos jogos decisivos do campeonato.
Pode até haver uma nova disputa final entre Palmeiras e Corinthians, sem nenhum menosprezo aos outros dois grandes, Santos e São Paulo.
Ao contrário de 2018 vejo o Timão mais forte, mais competitivo. Por isso acredito que ele vá longe neste campeonato.
NOMES FORTES
* O SÃO PAULO contratou forte. E contratou peças que completaram o seu já qualificado time do ano passado quando chegou em quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Faltava um bom goleiro. Ele veio.
Laterais que pudessem substituir os titulares do ano passado. Também vieram. Um bom centro avante. Raí contratou Pablo, do Atlético PR, um atacante jovem e de excelente nível técnico.
Para o meio campo veio Hernanes, um raro talento que já conhece bem o clube. Ou seja: o elenco encorpou. Se André Jardine souber usar suas peças, pode chegar longe.
TÉCNICO EM FRIA
* QUANTO ao Santos, é difícil dizer, porque não se sabe o que o técnico Sampaoli, que foi treinador da Seleção Argentina na última Copa, conseguirá fazer.
Além disso, em relação ao ano passado, o Peixe perdeu algumas peças importantes (Gabigol foi uma delas).
Não foram contratados muitos reforços. Por isso temo pelo futuro do Santos nesta temporada. Se o técnico ainda fosse o Cuca, que tirou leite de pedra no ano passado, ainda acreditaria mais no time da Vila.
Mas com o confuso Sampaoli no comando, não boto muita fé no futuro santista.