Série C: Técnico do Operário-PR comenta acesso e propostas recebidas em 2023

"A gente se manteve vivo e a gente acreditava que a história ainda teria mais um capítulo para se escrever"

O Operário-PR conquistou o acesso na última rodada do quadrangular da Série C, e retornará para a segunda divisão

Guanaes fica no Operário para 2024
Guanaes fica no Operário para 2024 (Foto: André Jonsson / OFEC)

Ponta Grossa, PR, 12 (AFI) – Desde a primeira fase, o Operário-PR se tornou a sensação no Campeonato Brasileiro da Série C, pelo futebol vistoso que passou a ser apresentado principalmente a partir da oitava rodada, quando o clube engatou uma sequência extraordinária que culminou na melhor campanha da etapa inicial.

Apesar a campanha grandiosa, o quadrangular começou de cabeça para baixo, e a campanha toda quase foi arruinada pelos resultados nas primeiras quatro rodadas. No jogo seguinte, diante do São José-RS fora de casa, o Fantasma não podia perder, ou o revés seria o estopim para o fracasso. O empate foi crucial para manter o Operário vivo na disputar do acesso, conforme disse o técnico Rafael Guanaes:

O vestiário de Porto Alegre (onde aconteceu a quinta rodada) foi um vestiário muito forte mesmo, com a convicção de que a gente estava vivo. Tiveram a oportunidade de nos matar e não nos mataram. A gente se manteve vivo e a gente acreditava que a história ainda teria mais um capítulo para se escrever. Uma história de onze meses de um trabalho consistente, acho que essa é a melhor palavra

Guanaes fica no Operário para 2024
Guanaes fica no Operário para 2024 (Foto: André Jonsson / OFEC)

Anunciado em novembro de 2022, Rafael Guanaes foi fazer sua estreia pelo Operário apenas em 2023, e em nenhum momento deu brechas para que sua demissão fosse discutida. Na temporada, conseguiu 23 vitórias, oito empates e dez derrotas em 41 jogos, e além do acesso também foi semifinalista no Campeonato Paranaense, garantindo uma renovação contratual para até o final de 2024.

OPERÁRIO-PR SUBIU!

Apesar de já ter passagens por Athletico-PR, Novorizontino, Cruzeiro, Sampaio Corrêa e Tombense, a chegada em Ponta Grossa era para assumir um trabalho de risco, já que o clube paranaense havia sido rebaixado da Série B no ano anterior. Com diversos momentos positivos na temporada, o treinador ainda chegou a ser cobiçado por outras equipes:

Eu tive cinco propostas para sair do Operário em 2023 e em nenhum momento considerei sair porque tínhamos traçado um início de trabalho para culminar com esse fim. A diretoria teve convicção do caminho que estava sendo trilhado, eu tive convicção daquilo que a gente precisava implementar com relação ao modelo e gestão com o grupo, e os jogadores tiveram convicção de que aquele era o caminho para a gente conquistar os objetivos

Em 2024 o Operário disputa novamente o Brasileirão da Série C, depois de fazer o clássico ‘bate-volta’ na divisão debaixo, além de disputar a elite paranaense.

Confira também: