Técnico conhecido no interior paulista fala sobre a importância da Copa Paulista
Terão vagas, a princípio, os oito primeiros de cada uma das quatro principais séries: A1, A2, A3 e A4
Nesta temporada, a Copa Paulista tem início previsto para o dia 15 de junho. Segundo o regulamento da competição, 32 equipes devem participar do torneio

Por: Oscar Silva
Campinas, SP , 01 (AFI) – Bastante conhecido no futebol paulista, com passagens pelo São José, EC São Bernardo, Sertãozinho, Rio Preto, entre outros clubes, e com trabalho desenvolvido fora do Estado de São Paulo, o técnico José Francisco de Oliveira, mais conhecido como Oliveira, e atualmente sem clube, falou sobre a importância dos clubes participarem da Copa Paulista, competição que garante uma vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D e da Copa do Brasil, respectivamente.
FALA, OLIVEIRA!
“Se você pegar os últimos quatro clubes da Série A-3 do Paulista e as duas primeiras equipes da Série A-4 do Paulista Sicredi, verá que 80% dos times que sobem de divisão vêm de uma sequência de disputa da Copa Paulista. Então, os clubes dessas divisões devem estar cientes de como é importante disputar esse tradicional torneio, bem organizado pela Federação Paulista. Lógico que com um investimento menor, mas com referências nas divisões do Paulistão.
Vamos pegar este ano como exemplo: o Primavera e o Capivariano, que conquistaram o acesso para o Paulistão na próxima temporada, disputaram a Copa Paulista na temporada passada. O mesmo acontece com clubes que estão na reta final da Série A-3 deste ano. Dos quatro clubes que estão nas finais, só o Sertãozinho não disputou a competição em 2024, e os números não mentem. Não dá para fazer futebol por apenas três meses no ano e conquistar títulos. Pode até acontecer, mas a projeção é muito mais difícil”, continuou.
Sem falar que, às vezes, um time faz uma folha salarial alta na disputa do Campeonato da A-3, mas não consegue o acesso. Aí vem outra agremiação, com uma folha menor, mas com sequência de participação na Copa Paulista, e consegue o tão almejado acesso. Na minha humilde opinião, quando os clubes entenderem a importância de ter um calendário o ano todo e disputarem a Copa Paulista com um orçamento muito menor, a tendência é dar certo.
Reitero, disputar a Copa Paulista é de extrema importância. Parabéns à Federação Paulista de Futebol, atenta à importância dos clubes participarem da competição. Lá atrás, poucos clubes tinham esse privilégio. Hoje, um clube da Série A-4 pode alcançar seu objetivo e disputar a última divisão do futebol brasileiro ou a Copa do Brasil. Só na primeira fase da competição deste ano, a participação de um clube rendeu o valor de R$ 830 mil”, finalizou.
COMEÇA EM JUNHO!
Nesta temporada, a Copa Paulista tem início previsto para o dia 15 de junho. Segundo o regulamento da competição, 32 equipes devem participar do torneio. Terão vagas, a princípio, os oito primeiros de cada uma das quatro principais séries: A1, A2, A3 e A4. Caso haja desistência na participação de algum clube classificado, a vaga será ocupada, obedecida a sequência da classificação até o preenchimento das vagas definidas em cada série.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Técnico do Goiatuba prevê uma Série D difícil "Chave complicada"
04/04/2025 -
Ex-São Paulo e Flamengo é o treinador do Maricá na Série D
04/04/2025 -
Série D: Capital-DF acerta com técnico que já comandou o Brasiliense-DF
03/04/2025 -
Zubeldía elogia São Paulo, mas reconhece fraca atuação
03/04/2025