Paulistão: Técnico estrangeiro e debutantes marcam competição deste ano

Cinco treinadores vão disputar o estadual mais ferrenho do Brasil pela primeira vez.

Mozart Guarani 2022
Mozart Santos em entrevista. Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC

Campinas, SP, 12 (AFI) – A Copa do Mundo ainda não acabou, mas a eliminação da Seleção Brasileira esfriou a relação do torcedor com o mundial do Catar. Aos poucos, a galera vai voltando a priorizar o clube de coração que se prepara a temporada 2023.

O Campeonato Paulista promete ser um dos mais competitivos dos últimos anos. O Palmeiras surge mais uma vez como o favorito, mas os rivais Corinthians, São Paulo e Santos vão tentar atrapalhar a vida do Verdão. O Interior de novo aparece forte. O Red Bull Bragantino com investimento, Mirassol e Ituano com estruturas invejáveis e o Guarani com sua tradição podem aparecer como surpresa.

A temporada 2023 tem um ponto importante. Cinco treinadores vão disputar a competição pela primeira vez. Paulo Baier comanda o Botafogo-SP, Mozart Santos se mantêm como o técnico do Guarani, Carlos Pimentel dirige o Ituano, Odair Hellman será o homem forte do Santos e Pedro Caixinha é a novidade portuguesa liderando a comissão do Red Bull Bragantino.

O Corinthians será comandado pelo técnico Fernando Lázaro. Ano passado ele comandou o Alvinegro mas como interino. Antes da chegada de Vítor Pereira. Desta vez, ele é o treinador de fato da equipe de Parque São Jorge.

Os demais treinadores já disputaram a competição e tiveram seus bons momentos. Exemplos como Thiago Carpini, que classificou Inter de Limeira e Santo André, nas duas últimas temporadas. Pintado que quase surpreendeu com Penapolense e São Caetano.

“É um campeonato muito difícil. Nivelado por cima e que as equipes do interior se fortalecem e acabam dificultando para os grandes”, analisou Paulo Roberto Santos, técnico do São Bento e que já levou a equipe sorocabana a fases importantes como em 2016.

PORTUGA É O CARA

Abel Ferreira - campeão pelo Palmeiras
Paulistão: Técnico estrangeiro e debutantes marcam competição deste ano 3

O atual campeão é o badalado Abel Ferreira. Este ano ele comandou o Palmeiras na conquista do Paulistão. O português teve papel fundamental na virada histórica sobre o São Paulo no Allianz Parque, 4 a 0.

PORTUGÊS DO MASSA BRUTA

Confira também: