EXCLUSIVO! Técnico do Taquaritinga analisa classificação e projeta quartas de final

Depois de uma emocionante classificação contra o Juventus, o técnico Marcelo Marelli conversou com exclusividade com a reportagem do Futebol Interior

O Taquaritinga é uma das grandes histórias desta Copa Paulista, sendo o único time da Série A4 estadual ainda vivo nas quartas de final

Taquaritinga
Marcelo Marelli, técnico do CAT. (Foto: Bruna Modesto)

Por Filipe Saochuk

Taquaritinga, SP, 05 (AFI) – O Taquaritinga é uma das grandes histórias desta Copa Paulista. Único time da Série A4 estadual ainda vivo nas quartas de final, o CAT tem a melhor defesa do campeonato com apenas dois gols sofridos. Depois de uma emocionante classificação contra o Juventus, o técnico Marcelo Marelli conversou com exclusividade com a reportagem do Futebol Interior.

O comandante do Leão analisou a vaga conquistada, a campanha e a força defensiva de sua equipe até aqui, a sua trajetória longeva no Taquaritinga e ainda antecipou o confronto contra o União São João. Confira a entrevista completa de Marcelo Marelli para o Portal FI!

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

“O TRABALHO FOI BEM FEITO, E ESTAMOS COLHENDO OS FRUTOS”

“Foram dois jogos dificílimos. Acho que fomos superiores nos dois jogos, fizemos um grande jogo em São Paulo, mas acabamos saindo com a derrota. Em casa também, com a nossa necessidade de vitória, de ter que ganhar por dois gols de diferença a gente sabia que teria que ir para cima, e foi o que fizemos. Mas respeitamos muito a equipe do Juventus, a grandeza do clube, o que só enobrece a nossa classificação. Ficamos muito felizes de em uma competição como a Copa Paulista eliminar uma equipe como o Juventus”, analisou Marcelo.

O CAT perdeu a ida das oitavas de final por 1 a 0 em São Paulo. Mas no duelo decisivo, jogando em casa, buscou a vitória por 2 a 0 e garantiu a classificação, sendo a única equipe que se classificou após perder o primeiro jogo das oitavas. Para o treinador, isto é um indicativo da força do time.

“Eu acredito que sim, até pela nossa campanha que é bastante consistente. Fizemos uma excelente primeira fase, sempre entre os primeiros colocados no geral, e essa vitória nas oitavas nos coloca como uma equipe forte na competição. Talvez não como um dos grandes favoritos, tem muitas equipes fortes, mas acredito que nos permita sonhar com uma classificação nestes dois jogos difíceis que serão contra o União São João. Somos o único clube de Série A4 ainda vivos na competição”, afirmou.

image 69
Atletas do CAT celebram a classificação. (Foto: Bruna Modesto)

Em 10 partidas, foram apenas dois gols sofridos pelo Taquaritinga. Segundo Marcelo, a marca é mérito de todo o coletivo, e não apenas do sistema defensivo.

“É um contexto geral e coletivo, não dá para direcionar exclusivamente para um setor ou área do campo, é realmente a nossa força coletiva. Investimos muito nisso, tanto com bola, quanto sem bola, buscamos ser sempre muito agressivos dentro do campo, e isso começa no ataque e termina na defesa. Somos uma equipe organizada coletivamente, que sabe o que fazer com e sem bola. Felizmente temos sofrido poucos gols e espero que continue assim”, contou.

No clube desde 2023, Marelli completou 53 jogos à frente do Leão, tendo um dos trabalhos mais duradouros dentre todos os técnicos da Copa Paulista. O técnico falou sobre a cultura do imediatismo no futebol brasileiro, e afirmou que os resultados que o clube tem atingido estão diretamente ligados à continuidade que o Taquaritinga está proporcionando.

“Essa é uma cultura do país todo, do resultado, do imediatismo, e isso atrapalha um pouco, temos poucos trabalhos com sequência, e muitas vezes o que tem essa sequência, tem bons resultados. Times mais organizados, com ideias de jogo desenvolvidas e os atletas tendo elas assimiladas. E eu fico muito feliz que o Taquaritinga tenha entendido isso, que tenham dado essa oportunidade mesmo com a perda do acesso no ano passado, porque viram que o trabalho foi bem feito, e estamos colhendo os frutos. A prova disso é essa Copa Paulista”, explicou Marcelo Marelli.

Nas quartas de final, o adversário será outro clube tradicional: o União São João. O treinador espera novamente muita dificuldade contra uma equipe que está em plena ascensão na competição em um momento decisivo.

“Certamente o que esperamos é muita dificuldade. É uma equipe que não fez uma boa primeira fase, mas que vem evoluindo muito, tenho estudado muito o União nas últimas semanas. Eles vem com uma força muito grande, conseguiram uma classificação incrível contra o XV de Jaú, que era uma das grandes equipes da competição. Será muito difícil e sabemos que os detalhes vão fazer a diferença. Estamos trabalhando bastante para fazer dois bons jogos e tentar trazer alguma vantagem para decidir em casa”, projetou o técnico.

image 68
Marcelo Marelli é homenageado por completar 50 jogos no Taquaritinga. (Foto: Divulgação/Taquaritinga)

Na última segunda-feira, o Taquaritinga informou que não poderia jogar as quartas em casa, pois o Taquarão não tem a estrutura necessária para receber o Árbitro de Vídeo, que será utilizado na Copa Paulista a partir desta fase. Marcelo Marelli afirmou que o clube está correndo contra o tempo para adequar o seu estádio, mas caso não seja possível, estarão “prontos para tudo”.

“A Federação nos deu até sexta-feira para fazermos as adequações necessárias para jogar em casa, e estamos correndo muito contra o tempo para deixar tudo pronto. Se Deus quiser teremos tudo pronto, é um presente para nossa torcida poder jogar em casa, é o justo, mas estamos prontos para tudo. Caso não aconteça, também estaremos preparados, mas eu acredito que teremos essa decisão em casa”, finalizou.

TRAJETÓRIA DE MARCELO MARELLI

Com passagem pelas categorias de base de clubes como Corinthians e Ponte Preta, comandou os times principais de Flamengo-SP, Bangu-RJ e Palmas-TO, até chegar ao Taquaritinga em 2023, para comandar o time na 2ª Divisão Paulista (atual Série A4 estadual). Ao todo, Marcelo Marelli tem 53 jogos à frente do Leão, com um recorde de 29 vitórias, 15 empates e nove derrotas.

AGENDA DO TAQUARITINGA

Depois de eliminar o Juventus nas oitavas da Copa Paulista, o Leão terá pela frente o União São João. O duelo de ida acontece no próximo sábado, às 15h, no estádio Hermínio Ometto, em Araras. A volta será no dia 14 de setembro, às 15h, com o local da partida ainda a definir.