Taubaté x São José - Após nove anos, Joaquinzão recebe o 83º Clássico do Vale
A última vez em que os rivais se encontraram pelo Paulista A2 foi em 2007, quando também no Joaquinzão, empataram em 2 a 2
Na noite desta quarta-feira (21), a partir das 21h, o Joaquinzão será palco do 83º Clássico do Vale, válido pela 10ª rodada da Série A2
Taubaté, SP, 20 (AFI) – Um dos momentos mais esperados do ano para os torcedores de Taubaté e São José finalmente chegou. Na noite desta quarta-feira (21), a partir das 21h, o Joaquinzão será palco do 83º Clássico do Vale, válido pela 10ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista 2024, que pode encaminhar a classificação para um dos rivais ou selar o retorno do outro no G8.
A última vez em que os rivais se encontraram pelo Paulista A2 foi em 2007, quando também no Joaquinzão, empataram em 2 a 2.
Na tabela de classificação, quem chega para o clássico em alta é o São José. A Águia do Vale, vice-campeã da Série A3 de 2023, ainda não perdeu na atual edição do Paulista A2 e lidera a competição com 23 pontos.
A vantagem em relação ao Burro da Central, que aparece em nono lugar, sendo o primeiro time fora do G8, é de 11. O Taubaté aparece em nono, com 12.
A fase recente também favorece o São José. Até aqui, a equipe de São José dos Campos conquistou sete vitórias e dois empates em nove jogos na temporada e chega para o duelo com uma sequência de três vitórias consecutivas. Do outro lado, o Burro têm três vitórias, três empates e três derrotas, todas nos últimos três jogos.
CLÁSSICO DO VALE
O maior clássico da região do Vale do Paraíba começou na década de 30, especificamente no dia 18 de abril de 1937, quando as equipes disputaram um amistoso, ainda com times amadores, no Campo do Bosque. O resultado foi uma vitória convincente do Taubaté, por 5 a 0.
O Clássico do Vale voltará a ser disputado após nove anos. O último aconteceu também em Taubaté, pela sexta rodada da Série A3 de 2015, quando as equipes empataram em 1 a 1.
A partida foi disputada na tarde de domingo do dia 22 de fevereiro, quando 2.674 torcedores pagantes estiveram no Joaquinzão e viram o atacante taubateano Elton Morelato abrir o placar, aos 12 minutos. Antes do intervalo, aos 44, o meio-campista joseense Chris Fernandes igualou a contagem.
COBERTURA COMPLETA
A competição é organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.
FORÇA MÁXIMA
Para encarar o rival, o Taubaté busca forças de sua torcida, visando superar também a má fase atual. O Burro conheceu sua primeira derrota há três rodadas, quando foi derrotado em 1 a 0, fora de casa, para o São Bento. De lá para cá, foram mais dois revezes, contra Oeste (2 a 1) em casa e Rio Claro, na última rodada, por 3 a 2.
Uma nova derrota em casa, para o maior rival, pode complicar a equipe na briga por classificação e pressionar ainda mais a equipe de Wilson Júnior, que deve escalar força máxima para encarar o São José.
O treinador contará com a volta do lateral Eliandro, que estava suspenso na última rodada e volta ao time titular. Além disso, o único pendurado da equipe para a partida é Warian.
“Vamos ter alguns retornos importantes. Estamos no campeonato e temos que reagir. Sabemos a importância de um clássico, mas vamos entrar em campo buscando um resultado positivo, pois não tem nada perdido”, disse Wilson Júnior.
LUA DE MEL
Do outro lado, a torcida do São José vive uma verdadeira lua de mel com o Clube. Líder e invicto no Paulista A2, o São José chega em Taubaté após aplicar uma goleada por 4 a 0 contra o Comercial, diante de seu torcedor, que marcou a terceira vitória consecutiva da equipe na competição.
Além de ostentar o melhor ataque e a melhor defesa da competição, a equipe comandada por Ricardo Costa é vista como uma das favoritas para o acesso à elite do Paulista. O comandante, que fará de tudo para não perder a invencibilidade, ainda mais sobre o maior rival, também irá com força máxima para o clássico.
Diogo Marzagão tem dois amarelos e segue pendurado. Por lesão, outros quatro atletas seguem afastados, sendo eles Vinicius Barba, Denis Leite, Heitor Roca e Dener Santos.
“Estamos em um bom momento, mas sempre trabalhando com os pés no chão. Clássico é diferente, exige muita concentração e qualquer erro pode ser fatal. Sabemos das nossas condições e vamos dar o nosso melhor para fazer um grande jogo. Estamos perto da classificação e isso passou a ser um dos nossos objetivos”, afirmou Ricardo Costa.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª Fase
- Rodada:
- 10ª rodada
- Data:
- 21/02/2024
- Horário:
- 21:00
- Árbitro:
- Marcio Mattos dos Santos
- Assistentes:
- Fabricio Porfirio de Moura e Amanda Pinto Matias
- Estádio:
- Joaquinzão
- Local:
- Taubaté (SP)
Confira também:
- Paulista A2: Primavera não vence há 8 jogos e recebe concorrente Juventus
- Sertãozinho x Rio Preto - Jacaré, busca a segunda vitória, será?
- Paulista A2: Meia do XV de Piracicaba se prepara para finais
- Paulista A2: Investidor desiste de negociação e Comercial não deve mais se tornar SAF
- Paulista A2: De volta ao Brasil, técnico mexe Rio Claro e estreia com vitória