Especial Copa Paulista: Saiba porque o Taquaritinga segue 100%!

O CAT ainda não sofreu gols na competição

Taquaritinga venceu os quatro jogos que disputou na Copa Paulista

Taquaritinga
Taquaritinga tem a melhor campanha da Copa Paulista. (Foto: Bruna Modesto)

Por Filipe Saochuk

Taquaritinga, SP, 10 (AFI) – O Taquaritinga é o melhor time da Copa Paulista após quatro rodadas. Até aqui, são quatro vitórias conquistadas, 100% de aproveitamento e a melhor campanha dentre todas as equipes da competição. Eficiência ofensiva, solidez defensiva, influência de um jovem treinador e mais: entenda como o Leão está dominando a Copa Paulista 2024!

A competição tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

FRUSTRAÇÃO NA SÉRIE A4 DO PAULISTÃO

A campanha do Taquaritinga na Série A4 do Campeonato Paulista terminou de forma frustrante para o torcedor. Na primeira fase, o clube que havia subido da Segundona fez um bom papel, se classificando na terceira posição geral, com 29 pontos e a vaga no mata-mata garantida.

Porém, o sonho foi cortado de maneira precoce na fase seguinte. Contra o Rio Branco nas quartas de final, o CAT perdeu a partida de ida por 3 a 1 em Americana, e na volta, apenas empatou sem gols. O acesso não veio, enquanto o Tigre viria a se sagrar o campeão estadual.

image 149
CAT na Série A4 do Paulistão. (Foto: Marcelo Legnini)

CAT RENOVADO: FOCO NA COPA PAULISTA

Apesar da boa campanha geral no Paulista, o Taquaritinga renovou o seu elenco de forma praticamente completa. Nomes importantes como os atacantes Lucas Duarte e Adson, o meia Juan Batista e o zagueiro Guilherme Barreto deixaram o clube, e o elenco formado para a Copa Paulista sofreu muitas mudanças.

Porém, o perfil do time montado pela diretoria se manteve o mesmo: foco em jovens jogadores. Com muitas contratações, se tratando de nomes com pouca idade, o CAT se tornou uma incógnita para a competição, especialmente no início do campeonato.

Mas depois de quatro partidas, o mínimo que pode ser dito é que o projeto começou muito bem.

QUATRO JOGOS, QUATRO VITÓRIAS

Para a estreia contra o União São João no estádio Taquarão, apenas dois jogadores do time titular estiveram na última partida do clube na Série A4, sendo eles o goleiro Matheus Saldanha e o lateral-direito Fabinho. E quem marcou o gol da vitória foi justamente Fabinho, que sacramentou o 1 a 0 com um gol de pênalti sobre o Verdão de Araras.

Na segunda rodada, contra o São-Carlense fora de casa, foi a vez do jovem meia Diego Andradina fazer o gol da vitória, em uma partida que o CAT precisou se superar após o volante Luis Otávio ser expulso ainda na primeira etapa. Duas partidas, duas vitórias do Taquaritinga.

Contra o XV de Piracicaba, na segunda partida do Leão em casa, foi a vez de um zagueiro ser determinante para mais três pontos conquistados. Victor Hugo, no início da segunda etapa, desviou de cabeça para sacramentar mais uma vitória do clube taquaritinguense.

Na última rodada, visitando o Rio Claro, o placar foi um pouco mais elástico para garantir a quarta vitória em quatro jogos. Com ambos os tentos saindo no segundo tempo, o atacante Natan Bahia abriu o placar, e Diego Andradina apareceu para fazer o seu segundo gol na competição, e dar números finais ao confronto. Rio Claro 0, Taquaritinga 2.

image 148
Jogadores do Taquaritinga celebram gol contra o Rio Claro. (Foto: Carol Custanari)

DEFESA DOMINANTE É A PEÇA CHAVE

O espaço amostral ainda é pequeno, seja para analisar os pontos positivos, ou os negativos. Porém, a força defensiva do CAT até aqui é inegável e indiscutível. Com o primeiro turno finalizado, o Taquaritinga ainda não levou um gol sequer na Copa Paulista.

Desde o Paulista deste ano, o Leão é um time que perde muito pouco, acumulando apenas três derrotas em 2024. Agora, com um time totalmente diferente, este padrão se mantém.

O sistema defensivo do Taquaritinga se manteve praticamente o mesmo em todas partidas, com Matheus Saldanha no gol, Fabinho e Franco nas laterais, e Rael e Victor Hugo formando a dupla de zaga.

image 151
Matheus Saldanha, goleiro do Taquaritinga. (Foto: Bruna Modesto)

ATAQUE FAZ O SUFICIENTE, MAS PODE MAIS

O ataque é sem dúvidas eficiente, afinal, fez o necessário para o clube vencer todos os jogos na Copa Paulista até aqui. Porém, é um time que muitas vezes desperdiça as chances que cria ao longo dos jogos, e se não fosse a forte defesa, é provável que o 100% de aproveitamento já não fosse uma realidade após quatro partidas.

Nos três primeiros duelos, vitórias pelo placar mínimo, apenas 1 a 0. Contra o Rio Claro, o CAT marcou dois gols em um mesmo jogo pela primeira vez na competição, e pode ser um indício de uma melhora ofensiva para as próximas rodadas. O destaque do time é o jovem Diego Andradina, de apenas 20 anos, que veste a camisa 10 e é o artilheiro da equipe com dois gols.

Neste momento, o Taquaritinga tem apenas o sexto melhor ataque da competição, com cinco gols marcados. Caso haja uma evolução ofensiva, o CAT deixará de ser uma surpresa, para figurar entre os candidatos ao título da Copa Paulista.

image 150
Atletas celebram gol de Diego Andradina contra o São-Carlense. (Foto: Bruna Modesto)

MARCELO MARELLI, O TÉCNICO POR TRÁS DA CAMPANHA

Marcelo Marelli tem apenas 43 anos, e comanda o Taquaritinga desde 2023, e essa continuidade no clube tem feito a diferença para a boa campanha que o clube faz na competição.

O treinador falou com exclusividade com a reportagem do Portal FI para trazer detalhes sobre o trabalho com o Taquaritinga e o sentimento sobre tudo que está sendo feito.

“Feliz pelo que estamos fazendo, primeiro turno muito bom. Mas sabendo que as dificuldades vão aumentar muito a partir de agora”, destacou.

Para Marcelo, o comprometimento e a competitividade são os grandes responsáveis pelo bom momento da equipe.

“Equipe é muito comprometida, e competitiva. Atletas se dedicam demais no dia a dia, gostam de trabalhar. Aliado a isso construímos uma equipe organizada, que sabe o que fazer dentro do campo, em todos os momentos do jogo. Obviamente ainda buscamos a evolução em todos os aspectos, pra cada vez mais nos tornarmos uma equipe difícil de ser batida”, enfatizou Marcelo Marelli.

Com muita cautela, o treinador do Taquaritinga comentou se o título da Copa Paulista já é uma meta do clube.

“Nosso objetivo desde o início é muito claro, buscar a classificação pra fase de mata mata, caso assim aconteça, vamos pensar jogo a jogo, assim como fizemos até agora. É muito cedo pra pensar em qualquer coisa além disso”, finalizou.

image 152
Marcelo Marelli, técnico do Leão. (Foto: Bruna Modesto)

SEQUÊNCIA DO TAQUARITINGA

Visando manter o 100% na Copa Paulista, o Leão volta à campo apenas no dia 20 de julho, às 15h, para abrir o segundo turno contra o União São João, desta vez em Araras.

Confira também: