Tapetão, Palestra e Lazio já impediram Corinthians de conquistar o tetra paulista
Atual tricampeão estadual, Timão quer repetir feito alcançado apenas pelo Paulistano, ainda na era amadora
Atual tricampeão estadual, Timão quer repetir feito alcançado apenas pelo Paulistano, ainda na era amadora
São Paulo, SP, 04 – O Corinthians terá a quarta chance de conquistar o tetracampeonato paulista nesta semana, quando fará dois jogos contra o Palmeiras – o primeiro nesta quarta-feira, às 21h30, e o segundo no sábado, às 16h30.
Nas três vezes anteriores, o “tapetão”, o Palestra Itália e a equipe italiana da Lazio ajudaram a impedir o feito que só o Clube Athletico Paulistano obteve em 1916/1917/1918/1919.
Em 1925, o Corinthians poderia ter conquistado a quarta taça seguida caso tivesse entrado na justiça, pois com a desistência do Paulistano todos os pontos envolvendo a equipe poderiam ser repassados aos seus adversários e, desta forma, o time de Parque São Jorge, que contava com o craque Neco, ultrapassaria a Associação Atlética São Bento.
Em 1931, o Corinthians terminou apenas na sexta colocação, depois de perder Del Debbio, principal jogador do elenco, além de todo o setor ofensivo formado por Filó, Rato e De Maria. Os jogadores foram negociados com a Lazio, da Itália, que enfraqueceu outras equipes ao também contratar jogadores importantes.
Em uma época muito diferente, neste ano Corinthians e o Palestra Itália, nome original do Palmeiras, modificado em 1942 por causa da Segunda Guerra Mundial, chegaram a fazer um amistoso no Parque São Jorge, cuja renda foi destinada para a reforma do Parque Antarctica (antigo estádio palmeirense). O jogo terminou empatado por 1 a 1.
Em 1940, o estádio do Pacaembu foi inaugurado e o título ficou para o Palestra Itália, enquanto que o Corinthians, apesar de contar com Servílio e Teleco, decepcionou ao encerrar a sua participação apenas com a quarta colocação, atrás ainda de Portuguesa e Ypiranga.