Sul-Mato-Grossense: Dez times disputam novo formato do torneio

A segunda fase será mata-mata entre os quatro primeiros colocados de cada grupo

Na primeira fase, as partidas serão disputadas em dois grupos e a competição terá início dia 22 de janeiro.

Operario MS
Operário-MS foi o campeão na edição 2022 e o maior colecionador de títulos no Estado. Foto: Comunicação Operário-MS

Campo Grande, MS, 18 (AFI) – Com mudanças no formato da competição, os grupos do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2023 já foram definidos pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS).

Ao todo, dez times vão disputar o torneio que decide vagas para a disputa de três competições: a Copa Verde, a Série D do Brasileiro e a Copa do Brasil.

Os dirigentes de seis dos clubes garantidos no Estadual 2023 definiram a fórmula de disputa, com a volta dos grupos na primeira fase e do mata-mata na fase final.

FORMATO NOVO

Na primeira fase as partidas serão disputadas em dois grupos e a competição terá início dia 22 de janeiro. A tabela não foi ainda definida. A segunda fase será mata-mata entre os quatro primeiros colocados de cada grupo.

Na chave A estará o atual campeão Operário, ao lado de Comercial, Costa Rica, Coxim e Serc.

Os cinco participantes do grupo B não foram ainda definidos. Estão garantidos: Aquidauanense, Dourados, Novo e Operário AC de Caarapó.

QUINTA VAGA

A quinta vaga do grupo B era do Naviraiense, mas o clube comunicou que está oficialmente fora do Estadual de 2023 por questões financeiras.

Com isso, o lugar poderá cair no colo do Náutico, terceiro colocado na Série B no Estadual. A sua participação, entretanto, está sendo avaliada porque o clube foi denunciado por ter escalado um jogador irregular e corre o risco de ser punido.

Com isso, esta quinta vaga poderá ser herdada ao Ivinhema.

DESDE 1979

Principal competição futebolística profissional do estado de Mato Grosso do Sul organizado pela FFMS, o Campeonato Sul-Mato-Grossense teve sua primeira edição após a divisão de Mato Grosso em 1º de janeiro de 1979.

O Operário foi o primeiro campeão e é o maior vencedor do torneio com 11 conquistas obtidas. Comercial e Cene completam o pódio dos três maiores vencedores.

Confira também: