STOCK CAR: Etapa do Autódromo Velocitta marca a 100ª corrida da Toyota na Categoria

Com o nome GP Toyota 100, etapa de Mogi Guaçú marca número centenário na principal categoria de automobilismo no Brasil

Quando surgiu a pandemia de Covid-19, em 2020, a Stock Pro estreou a geração de carros que vai vigorar até o fim da atual temporada

Stock Car
Foto: José Mário Dias

Americana, SP, 27 (AFI) – O fim de semana da quinta etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series será muito especial. No domingo, 30 de junho, dia da corrida principal a ser disputada no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, a Toyota vai completar 100 provas na principal categoria do automobilismo nacional.

A fabricante fez sua estreia na Stock Car em julho de 2020, com vitória de Ricardo Zonta no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, e desde então vem registrando números que fazem jus a uma das marcas mais emblemáticas do esporte a motor mundial.

A etapa do Velocitta será batizada como GP Toyota 100 justamente em alusão ao número centenário de corridas que a fábrica, fundada em 28 de agosto de 1937 por Kiichiro Toyoda, vai alcançar na Stock Car.

Os números registrados pela Toyota Gazoo Racing, divisão de esportes a motor da companhia, na categoria brasileira, são bastante relevantes: sempre com o modelo Toyota Corolla GR, a marca tem 97 corridas realizadas até agora na Stock Car, com 44 vitórias, 27 poles, 32 voltas mais rápidas e um total de 27 pódios, além de ter levado Rubens Barrichello ao título da temporada 2022 com a Full Time Sports.

Quando surgiu a pandemia de Covid-19, em 2020, a Stock Pro estreou a geração de carros que vai vigorar até o fim da atual temporada. A prova marcou a estréia da Toyota na categoria e Zonta conquistou a primeira pole para a fabricante e confirmou a posição durante a corrida, garantindo também a vitória. Foi o início do que seria a melhor posição de Ricardo ao fim de um campeonato na Stock Car, terminando como vice-campeão.

Por: Cândido Neto