PERNAMBUCANO: Sport decide no fim com gol de Love e bate Retrô
Rubro-negros saem em vantagem ante a Fênix com um gol em cada tempo e jogam por simples empate para garantir 43º título
Sport marca um gol em cada tempo sobre a Fênix e sai em vantagem para volta, com possibilidade de jogar por empate para ser campeão
São Lourenço da Mata, PE, 15 (AFI) – O Campeonato Pernambucano 2023 teve os primeiros 90 minutos da decisão neste sábado. Em confronto disputado na Arena de Pernambuco, o Sport levou a melhor na partida de ida da final após vencer por 2 a 1: Fabinho e Vágner Love fizeram pelo Leão, enquanto Jonas marcou para a Fênix.
Com o resultado, tanto azulinos como rubro-negros precisam da vitória para ficarem com a taça, sendo conquista inédita ou o 43º título, respectivamente. A finalíssima do Pernambucano será no próximo sábado (22), às 16h30, na Ilha do Retiro, mas antes o Sport tem o primeiro jogo da decisão da Copa do Nordeste, quando visita o Ceará na Arena Castelão, na quarta-feira (19), às 21h30.
GOL LÁ E CÁ
O jogo começou pegando fogo, com as duas equipes buscando o campo ofensivo. Apesar de mostrar maior volume, o Retrô não conseguiu colocar sua intensidade em prática por ficar preso na marcação. O Sport, bem postado, gerou erros do adversário e levou perigo primeiro: o goleiro Jean saiu errado e Juba passou para Jorginho, que tentou encobrir e a zaga afastou o perigo; na sequência, Sabino completou sobra de escanteio na pequena área e cabeceou acertando a trave.
Sendo mais criativo no começo de partida, o Leão não abdicou de atacar e voltou a assustar. Juba levantou cobrança de falta na segunda trave, a defesa da Fênix cochilou e Sabino surgiu por trás, testando firme e parando em defesa do arqueiro azulino. De tanto pressionar, o Sport até conseguiu balançar as redes pelos pés de Vágner Love em passe de Jorginho, mas a arbitragem impugnou marcando impedimento.
A pressão persistiu e o Leão enfim saiu em vantagem no placar. Em bola cruzada por Jorginho pelo lado direito, Love surgiu como uma bala e completou, porém o camisa 1 retroense fez boa intervenção; o rebote ficou para Fabinho, que estava livre na pequena área e emendou ao fundo do barbante. Sem desacreditar, o time de Camaragibe alcançou o empate já nos acréscimos: o volante Jonas pegou chute da intemediária e estufou o canto esquerdo.
LOVE DECIDE NO FIM
Para o segundo tempo, Dico Woolley colocou Luisinho na vaga de Gustavo Ermel, o que deixou o time ativo no ataque. Mesmo com maior presença ofensiva, a melhor chance veio na bola parada: Radsley bateu falta lateral direto pro gol e Renan tirou usando os dedos.
O Sport cresceu com o susto e foi para cima tentando ficar em vantagem. Foram realizadas duas mudanças, com Ewerthon e Labandeira nas vagas de Eduardo e Edinho, respectivamente. Num dos raros lances, Sabino foi lançado em profundidade e testou sobre o gol.
A insistência continuou e o Sport foi ficando cada vez mais próximo de sacramentar o triunfo. Nos minutos finais, Vágner Love ganhou na dividida para Yuri e, de frente para Jean, chutou no goleiro; na sequência, Jorginho completou para fora. Depois, numa jogada individual, o Leão consolidou o resultado: Felipinho fez jogadaça, tabelou com Juba e a bola sobrou para Love, que mandou pro gol.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 1ª
- Data:
- 15/04/2023
- Horário:
- 16:30
- Árbitro:
- Diego Fernando (PE)
- Assistentes:
- Ricardo Chianca (PE) Bruno Vieira (PE)
- VAR:
- Tiago Nascimento (PE)
- Cartões Amarelos:
- Retrô:
- Sport:
- GOLS:
- Retrô: Jonas
- Sport: Fabinho e Vágner Love
- Público:
- 7.090
- Renda:
- R$ 251.690,00
- Estádio:
- Arena de Pernambuco
- Local:
- São Lourenço da Mata (PE)
Confira também:
- Sport x Retrô - Leão próximo do 43º título no Pernambucano
- Copa do Nordeste: Árbitro relata confusão em súmula e diz não saber qual torcida iniciou
- Copa do Nordeste: Sport motivado para final contra o Ceará
- Pernambucano: Retrô busca minimizar retrospecto negativo em jogos decisivos
- Pernambucano: Sport tem dupla de zaga entrosada e pronta para decisões