Pernambucano: Sport anuncia retorno de Lucas Lima
Meia de 33 anos chega por empréstimo junto ao Santos até o final do Campeonato Brasileiro Série B
Acompanhe o Campeonato Pernambucano de 2024 online e em tempo real através do aplicativo Placar FI, disponível para Android e IOS
Recife, PE, 01 (AFI) – O Sport-PE acertou a contratação de Lucas Lima por empréstimo junto ao Santos até o final da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador retorna ao clube pernambucano após dez temporadas, aos 33 anos, depois de duas passagens pelo Peixe, além de Palmeiras e Fortaleza-CE.
A confirmação da notícia foi feita pelo próprio Santos na tarde desta quinta-feira (1), através das redes sociais. “O Santos Futebol Clube acertou nesta quinta-feira (1) o empréstimo de Lucas Lima para o Sport Club do Recife. O meia de 33 anos foi cedido ao time de Pernambuco até o final da Série B do Campeonato Brasileiro de 2024”.
PRIMEIRA PASSAGEM
Na primeira passagem pelo Leão, em 2013, Lucas conquistou o acesso à Série A sendo protagonista na equipe. Marcou sete gols e distribuiu seis assistências na campanha do Rubro-negro, que terminou em 3º colocado sob comando de Geninho. Na época, ele estava emprestado pelo Internacional-RS e foi comprado pelo Santos no ano seguinte.
AUGE NO SANTOS
Foi na Vila Belmiro onde atingiu o auge de sua carreira, conquistando o bicampeonato paulista em 2015 e 2016 como um dos principais jogadores do time, o que lhe rendeu convocações para a seleção brasileira.
Ele disputou, inclusive, a Copa América Centenário de 2016, nos Estados Unidos, marcando um gol em três jogos disputados. O tento foi anotado na goleada por 7 a 1 sobre o Haiti, ainda na fase de grupos.
VIROU A CASACA
Em fim de contrato, deixou o Peixe rumo ao Palmeiras logo no período em que a rivalidade entre os dois clubes estava aflorada, com disputas consecutivas de títulos importantes. Na apresentação, deu declarações polêmicas e contribuiu ainda mais para a sua antipatia na torcida do alvinegro praiano.
No Verdão, sagrou-se campeão brasileiro em 2018, do Paulistão e da Libertadores em 2020 (contra o Santos na final), mas perdeu espaço e acabou emprestado ao Fortaleza em 2021.
FORTALEZA
Ele passou duas temporadas emprestado ao Leão do Pici, onde realizou diferentes funções com o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda. Conquistou no Tricolor o título de campeão regional, levantando a taça da Copa do Nordeste.
O RETORNO
Sem contrato e já sem o mesmo respaldo no mercado, a “ironia do destino” levou Lucas Lima de volta ao Santos, quando assinou um contrato de produtividade durante o Paulistão 2023.
Parte da torcida reprovou arduamente o seu retorno, ainda muito bem lembrada da sua saída e declarações enquanto jogador do Palmeiras. Outra parcela foi a favor, reconhecendo a carência no setor de criação e enxergando potencial na contratação.
A verdade é que Lucas teve impacto imediato, e no seu primeiro jogo de volta à Vila Belmiro distribuiu duas assistências na goleada por 4 a 0 sobre a Portuguesa.
No entanto, a temporada foi passando e o brilho da estreia em casa não permaneceu. O ano do Peixe foi muito conturbado, dentro e fora de campo, e o time acabou rebaixado pela primeira vez em sua história para a Série B do Campeonato Brasileiro. Isso aconteceu logo no primeiro ano sem o Rei Pelé, ídolo máximo do clube que acabara de falecer.
Em 2024, fora dos planos do Santos, o meio-campista foi “rebaixado” no elenco e passou a treinar com o sub-20. A ideia da diretoria era colocá-lo para disputar a Equality Cup, no Catar, junto aos garotos da categoria, como vitrine para impulsionar uma negociação no Oriente Médio.
ALÔ, RECIFE?
A estratégia nem teve de tempo de ser testada, pois o interesse do Sport apareceu e agradou o jogador. Dez temporadas depois, ele aceitou o desafio de recolocar o Leão da Ilha na Série A, objetivo que foi fracassado no ano passado. O rubro-negro pernambucano se tornou a equipe que passou mais rodadas no G4 da Série B e não conquistou o acesso.
Confira também:
- Pernambucano: Lucas Lima chega a Recife e veste a camisa do Sport pela primeira vez
- PERNAMBUCANO: Sport bate lanterna e recupera liderança
- Pernambucano: Porto-PE oficializa contratação de novo técnico
- Santos leva punição da Fifa e fica impedido de contratar reforços
- Pernambucano: Porto demite técnico após sequência negativa