Sousa-PB 1 x 1 Ferroviária-SP - Locomotiva barra Dinossauro e retorna à Série C após 21 anos
Após uma campanha com altos e baixos, o time de Araraquara voltou a barrar o Sousa-PB, desta vez no Marizão, e está na Série C de 2024
A Ferroviária está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro após 21 anos
Sousa, PB, 03 (AFI) – A Ferroviária está de volta à Série C do Campeonato Brasileiro após 21 anos. Após uma campanha com altos e baixos, o time de Araraquara voltou a barrar o Sousa-PB, desta vez no Marizão, pelo placar de 1 a 1, no jogo da volta das quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, e garantiu sua vaga nas semifinais, juntamente com o acesso à terceira divisão.
No jogo de ida, em Araraquara, a Ferroviária havia levado a melhor, por 1 a 0, aproveitando a vantagem do empate no jogo da volta para garantir o acesso e a classificação. Nas semifinais, a equipe de Araraquara agora pega o Athletic-MG
O Sousa, eliminado, não perde em seu estádio desde o dia 25 de janeiro deste ano, com 10 vitórias e agora dois empates, desde então, na “Bombonera do Sertão”, sequência que continua, mas pausa na eliminação.
SAI, ZICA!
A última vez em que a Ferroviária participou da Série C foi em 2002, sendo eliminada ainda na primeira fase. Em 2021, conquistou sua melhor campanha na Série D ao chegar nas quartas de final, ficando a um passo do acesso. Naquele ano, foi eliminada pelo Atlético-CE: após dois empates, por 1 a 1 e 0 a 0, perdeu a disputa por pênaltis por 4 a 3.
Agora 21 anos depois, o time de Araraquara retorna à terceira divisão nacional, em um duelo de que o que falar durante a semana decisiva.
POLÊMICAS
Após acusações do presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, de que o empresário César Poubel estaria aliciando atletas do time paraibano, acusando a Ferroviária. O caso foi parar na polícia, agitando ainda mais a semana decisiva pela vaga.
Durante a primeira etapa da partida deste domingo (03), a Ferroviária ainda informou em nota que um de seus torcedores foi agredido na cidade paraibana, na região do Marizão, e teve seus pertences furtados. “A Ferroviária comunica que infelizmente o cenário de violência incitado pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, se tornou realidade antes mesmo da partida começar”, lamentou o clube paulista.
LÁ E CÁ
Mesmo com vantagem no placar agregado, a Ferroviária não quis saber de se segurar atrás. Logo aos quatro minutos, em cobrança de lateral na esquerda, a bola sobrou para Xavier, que soltou uma bomba, no ângulo de Igor Leonardo, abrindo o placar para o time paulista.
Após sofrer o gol, o Sousa se lançou ao ataque, porém, parando na defesa bem postada do time de Araraquara, que respondeu aos 17, em cobrança de falta de Thomaz, que levou perigo a Igor Leonardo. Aos 19, quase o segundo da Ferroviária.
Em escanteio pela direita, Lucas Rodrigues cruzou na cabeça de Ronaldo Alves, que carimbou a trave do Sousa. Aos 26, Lucas Rodrigues cruzou na área, em direção ao gol, mas a defesa do Sousa salvou mais uma vez.
Após a parada técnica, o time da casa foi quem voltou melhor. Pressionando a Ferroviária, o Sousa não conseguia furar a defesa. Porém, a pressão surtiu efeito. Aos 46, Luis Henrique sofreu falta na esquerda. O artilheiro mesmo foi quem cobrou, contando com desvio na barreira e falha de Saulo, para empatar o jogo no Marizão e levar o jogo para o intervalo em 1 a 1.
ALÔ, SÉRIE C?
Na volta para o segundo tempo, o Sousa foi quem começou melhor. Aos três minutos, Lucena cruzou na medida para Vitor Alagoano, que de cabeça, mandou a bola para fora, mas com muito perigo ao gol de Saulo. O goleiro salvou a Ferroviária aos 11, quando Luis Henrique tirou da defesa, mas não passou do paredão.
O Sousa voltou a levar perigo aos 22. Maycon Rangel limpou da marcação e chutou, porém, para fora. O time da casa então passou a pressionar a Ferroviária, que só jogou no contra-ataque e se fechou atrás, não deixando o time paraibano furar a marcação.
Aos 44, Lucas Rodrigues puxou contra-ataque para a Ferroviária e cruzou na medida para Pilar. Porém, já cansado, o atacante não alcançou. E o jogo foi dramático até o fim. Aos 52, Luis Henrique teve a chance de virar, mas chutou para fora. Assim, a Ferroviária garantiu sua vaga na Série C de 2024.
PRÓXIMO DESAFIO
Garantida na Série C, agora a Ferroviária tem um novo objetivo: o título da Série D de 2023. Para isso, a equipe paulista terá de levar a melhor diante do Athletic-MG nas semifinais, que deixou o Bahia de Feira para trás nas quartas.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Quartas de Final
- Rodada:
- 2ª rodada
- Data:
- 03/09/2023
- Horário:
- 15:00
- Árbitro:
- Marcelo de Lima Henrique (CE)
- Assistentes:
- José Moracy de Sousa e Silva (CE) e Anderson da Silva Rodrigues (CE)
- VAR:
- Paulo Roberto Moreira da Silva Coelho (RJ)
- Cartões Amarelos:
- Ferroviária: Vitor Barreto, Lucas Rodrigues
- GOLS:
- Sousa: Luís Henrique – 46’1T
- Ferroviária: Xavier – 4’1T
- Público:
- 5.181 pagantes
- Renda:
- R$ 68.310,00
- Estádio:
- Marizão
- Local:
- Sousa (PB)
Confira também:
- Série C: Brusque-SC vence na estreia e técnico fala sobre quebra de invencibilidade
- Ferroviário-CE (3) 1 x 1 (0) Maranhão-MA - Douglas Dias brilha e Tubarão volta à Terceirona invicto
- São Bernardo-SP 2 x 1 Operário-PR - João Carlos volta a decidir
- BRASILEIRÃO FEMININO: Corinthians e Ferroviária eliminam Santos e São Paulo e vão à final
- SÉRIE D: Caxias-RS e Athletic-MG garantem o acesso à Série C