SÉRGIO CARVALHO: Sou contra promover Copas a cada dois anos
Opinião: Certamente vão faltar datas e os clubes que já estão abrindo o bico financeiramente, vão ficar tão prejudicados que poderão nem ter mais condições de manter suas portas abertas.
Vocês viram o que Gianni Infantino, presidente da FIFA, quer fazer? Ele promete promover uma Copa do Mundo a cada dois anos e ignora o que esta atitude poderá trazer de negativo para o restante da infra-estrutura do futebol do planeta. Com Copas a cada 24 meses, como ficarão competições como a Copa América, a Sul Americana, a Champions League, os campeonatos nacionais e estaduais de cada país ou estado e a situação dos clubes de futebol que na verdade quem mantém elencos caros e não terão datas para cumprir seus jogos e arrecadar em cima deles o dinheiro necessário para sobreviver? Com os atletas sendo convocados para defender as seleções de seus países, como os clubes farão para manter suas folhas de pagamento em dia? E a Copa da UEFA que reúne clubes que ficaram fora da Champions? E os demais campeonatos ou torneios promovidos em cada país todos os anos? Como é que ficarão, por exemplo, os estaduais ou a Copa do Nordeste, no Brasil? E o Brasileirão e a Copa do Brasil? Certamente vão faltar datas e os clubes que já estão abrindo o bico financeiramente, vão ficar tão prejudicados que poderão nem ter mais condições de manter suas portas abertas.
Na verdade Infantino, quer aproveitar toda a brecha possível para organizar mais torneios através da entidade que preside, encher ainda mais seus cofres de dinheiro vivo, mesmo que, com isso, enterre Federações e clubes filiados. Prá ele, o futebol tem um dono, a FIFA. O resto é resto e os incomodados que se mudem. Ainda bem que Aleksender Ceferin, presidente da UEFA, reagiu forte contra o projeto do presidente da FIFA e começou a fazer campanha dura contra o projeto de Infantino. Ele disse ser a favor de melhorias no calendário do futebol mundial, mas é frontalmente contra a realização de Copas do Mundo a cada dois anos. A princípio, achei que era só uma ideia maluca do presidente da FIFA, mas já percebi que ele quer mesmo viabilizar esta proposta e até conta com apoio de muitas Federações e clubes de todo o mundo. Por isso, acho bom os interessados começarem a se mexer e dar um basta definitivo nesta ideia inaceitável do atual presidente da FIFA. Recentemente Infantino procurou se comunicar com os presidentes da CBF e da AFA – Associação de Futebol da Argentina. Não houve apoio inicial a sua ideia, Mas ele acredita que tem argumentos para convencer os presidentes das duas maiores entidades futebolística das Américas.
Para não parecer um verdadeiro ditador que impõe suas ideias aus seus comandados, Gianni Infantino disse nas últimas semanas, que vai fazer uma reunião virtual com as principais entidades futebolísticas do mundo. Vai ouvir inclusive a opinião de boa parte dos clubes mais importantes do mundo. Essa reunião, à princípio, já está marcada para o próximo dia 30 de setembro. Na oportunidade, Infantino vai falar do seu projeto em detalhes e depois vai pedir a opinião de todos que estiverem presentes virtualmente a sua reunião. Esse, acredito, será o ponto definitivo para sentir se essa ideia vai ou não dar certo. Se um bom percentual de convidados para esta reunião for favorável a essa mudança, Infantino dará sequência ao seu projeto Caso contrário vai engavetá-lo e não falará mais sobre ele. Vamos ver no que dá. Eu espero que este projeto não seja aprovado e que, ao invés disso, um novo calendário mais objetivo e rentável, seja criado e aprovado. Mas Copa do Mundo a cada dois anos é algo que não aceito de forma alguma. E você, meu caro leitor, o que pensa sobre o assunto?
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Blog do Ari - Ponte Preta, agora, precisa um ponto por jogo
23/10/2024 -
Sérgio Carvalho: São Paulo pega Vasco para colar no Flamengo
16/10/2024 -
Blog do Ari - Vice-líder em 2023, Guarani derrapa na lanterna
29/09/2024 -
Sérgio Carvalho - Clássico paulista no Mané Garrincha
27/09/2024