Série A3: Somente dois técnicos já subiram com o Marília para a A2

Luís dos Reis conquistou o acesso com o MAC em 2013 e Vanderlei Paiva em 2001

Somente dois treinadores conseguiram o acesso com o Marília para o Paulista A2

Marília
Somente Luís dos Reis e Vanderlei Paiva conseguiram o acesso com o Marília na A3 (FOTO: Arquivo Jornal da Manhã)

Marília, SP, 15, (AFI) – Em 2024 o Marília disputou sua 13ª edição do Campeonato Paulista da Série A-3, sendo a quinta de forma consecutiva. O clube teve apenas dois acessos nesta divisão em toda a sua história: 2001 e 2013. O primeiro a conseguir subir o MAC foi Vanderlei Paiva, que morreu em novembro do ano passado, aos 77 anos, vítima de câncer de próstata. O segundo foi Luís dos Reis, que no começo deste ano chegou a comandar o Brasiliense-DF, no Campeonato Candango.

No Paulista da Série A-3 de 2001, o Marília começou com o técnico Nazareno Silva, que em 1999 tinha subido o Marília da Série B1-A (4ª Divisão). Porém sua passagem durou apenas a 1ª rodada, pois com a derrota de 2 a 1 para a Inter de Bebedouro (2 a 1), fora de casa, ele acabou demitido. Seu substituto foi Marco Antônio Machado, que durou sete rodadas.

O zagueiro Tosin chegou a dirigir o Marília em uma partida, mas no jogo seguinte foi anunciado o técnico Paulo Robson, que estava na base do Santos. Ele ficou apenas quatro rodadas e após a derrota de 4 a 1 para o União Mogi, pediu demissão. O presidente Hely Bíscaro foi o treinador na partida seguinte, em que o MAC venceu o Taubaté por 3 a 0.

Na rodada seguinte contratou Vanderlei Paiva. Dois jogos depois, Hely Bíscaro renunciou ao cargo de presidente do Marília e a gestão American Sport, do empresário Luiz Antônio Duarte Ferreira, o “Cai Cai”. O treinador permaneceu e levou o MAC ao acesso. Em 2001, os seis primeiros colocados subiam no Paulista A-3 e o time maqueano terminou na 5ª colocação.

ACESSO EM 2013

O segundo acesso do Marília no Paulista da Série A-3 foi em 2013. O comando técnico iniciou com Guilherme Alves, que nas primeiras rodadas chegou a liderar a competição. No entanto, o treinador teve uma sequência de cinco jogos sem vencer e após a derrota no estádio Bento de Abreu para o Palmeiras B (2 a 1), pediu demissão faltando quatro rodadas.

Luís dos Reis foi contratado e logo em sua estreia, derrota de 2 a 0 para São Vicente no Abreuzão. Para se classificar para a 2ª fase, o Marília precisava vencer os últimos três jogos e foi o que aconteceu contra: São Bento fora (2 a 0), Novorizontino fora (1 a 0) e Taubaté em casa (2 a 0). No quadrangular, o grupo tinha Batatais, Flamengo de Guarulhos e Independente de Limeira.

Todos jogavam entre si e só os dois primeiros conquistavam o acesso. O Marília, de Luís do Reis, estreou com vitória sobre o Batatais (1 a 0) no Abreuzão e dois empates na sequência por 1 a 1 com Flamengo (fora) e Independente (casa). Na volta contra o time de Limeira, vitória por 2 a 0. Na penúltima rodada, o MAC precisava ganhar do Flamengo para garantir o acesso. O placar terminou em 0 a 0 e a vaga só veio no dia seguinte, com o empate entre Independente e Batatais.
Luís dos Reis ainda subiria o Marília no Paulista da Série A-2 de 2014.

Confira também: